Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Santander apresenta plano de unificação de cargos nas agências

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
01/02/2019 - 15:46

Durante reunião com as entidades sindicais, realizada em São Paulo(SP), o Banco Santander apresentou o sistema que consiste na unificação de cargos e o seu novo modelo de agências de negócios.

O banco argumenta que esse novo modelo de agências, denominado ‘Agência Work Café’, predomina o caráter mais informal e o intenso uso dos mais modernos instrumentos da informática (internet, whatsapp, aplicativos etc…), cujo objetivo é otimizar o atendimento aos clientes com rapidez e eficiência, com o abandono da maneira formal tradicionalmente usada pelo sistema financeiro no Brasil. Já funciona no Chile e na Argentina. No Brasil o projeto piloto foi implementado em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo identificados vários problemas com o espaço reduzido das unidades e até terceirização da função bancária. O banco disse que vai promover adequações.

O banco afirma que para atingir o objetivo da mudança pretendida com o novo modelo de agência, vai implementar o Cargo Único, que concentrará na função de Gerente de Negócios as seguintes funções:  Caixa, Agente Comercial, Assistente de Atendimento, Coordenador e Gerente Especial. Informou que o número de exercentes das funções incorporadas estão por volta de 13 mil bancários e afiançou que não haverá aumento nas remunerações e que as jornadas continuarão sendo de 6 e 8 horas, com a obrigatoriedade de todos  serem portadores de CPA 10.  Também garantiu que não haverá demissões e sim contratações de novos bancários, que hoje estão em torno de 150 a 200 novas contratações ao mês.

O anúncio dessa mudança gerou grande preocupação entre os empregados do Santander, até mesmo pela exigência de certificação Ambima CPA 10 e transtornos com extinções de cargos. O banco afirma que os funcionários atingidos manterão as atuais gratificações, comissões e carga horária, porém disse que a remuneração variável pode sofrer alterações, sem detalhar sobre o assunto.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás, Sergio Luiz da Costa, esse novo modelo de agências e de atendimento com concentração de funções no mesmo cargo não pode fomentar a sobrecarga de trabalho e nem a cobrança abusiva por metas. “O Sindicato mantém-se vigilante a essas mudanças unilaterais do Santander e não vai aceitar alterações que resultem em prejuízos para os bancários da instituição financeira.

Plano de saúde

Sobre o Plano de Saúde que sofreu aumentos exorbitantes, as entidades sindicais cobraram revisão sobre a co-participação dos empregados. O banco prometeu realizar levantamento sobre o impacto dessas co-participações. 

CLIQUE AQUI e veja o informativo em pdf

Tópicos:
visualizações