O presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás (SEEB-GO), Sergio Costa, juntamente com os diretores(as) Jacira Carvalho, Nilda Alves e Benedito Carlos, participaram dos debates da Etapa Estadual da Conferência Nacional do Trabalho (CNT). O encontro ocorreu na última terça-feira, 18 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), em Goiânia. As etapas estaduais e a nacional são organizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A participação dos trabalhadores na etapa estadual é fundamental para a construção de propostas e ações que integrarão o plano nacional. “É uma participação importante porque atuamos diariamente em prol dos bancários, e este é o momento em que nossas demandas podem ser apresentadas”, afirmou Sergio Costa.
Sobre a CNT
A II Conferência Nacional do Trabalho (CNT) é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é construir, de forma coletiva, diretrizes voltadas à promoção do trabalho decente e ao fortalecimento do diálogo social em todo o país.
O Diagnóstico do Trabalho Decente em Goiás aponta avanços significativos nos últimos anos. Entre os destaques estão:
- Alta taxa de formalização: 65%;
- Queda da taxa de desocupação: 4,4%;
- Crescimento real dos rendimentos, que alcançam média de R$ 3.437;
- Cobertura previdenciária elevada, atingindo 66,9% dos trabalhadores ocupados.
Apesar dos resultados positivos, ainda persistem desafios, especialmente no enfrentamento das desigualdades de gênero e raça, na inclusão de pessoas com deficiência e no combate ao trabalho infantil e ao trabalho forçado.
A etapa estadual em Goiânia integra a programação que deve ocorrer em todo o país até 12 de dezembro de 2025. Já a etapa nacional está prevista para março de 2026, em São Paulo.
CLIQUE AQUI e veja o informativo em pdf


