A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou o Dia dos Bancários em sessão solene extraordinária na noite dessa quarta-feira, 23. O evento, no Plenário Iris Rezende Machado, foi realizado por iniciativa do deputado Fred Rodrigues (DC), com entrega do Certificado de Mérito Legislativo a 58 funcionários de bancos e cooperativas de crédito. A solenidade antecipou o Dia dos Bancários, que é celebrado em 28 de agosto.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás, Sergio Costa, foi um dos homenageados. Além dele o Diretor Social e Cultural, Gilmar Fernandes, a Diretora Secretária, Maria Leiza, a Diretora para Assuntos Jurídicos, Nilda Alves, o Diretor, José Américo e a ex Diretora, Regilânia Anyfantis também receberam a homenagem destacando o importante papel que a categoria bancária desempenha no atendimento ao público, sobretudo, instruindo seus clientes na tomada de decisões relacionadas à vida financeira.
O diretor do SEEB-GO, Gilmar Fernandes, que representou o presidente da entidade, Sergio Costa, fez uso da palavra. Ele lembrou da importância do movimento sindical para o fortalecimento da categoria. “No passado, o sindicato teve muitas conquistas, como o tíquete alimentação e a participação nos lucros. Tudo isso foi luta do sindicato. E todos os anos, a entidade traz resultados para a categoria, como o aumento salarial. Então, vale a pena, nós bancários, nos aproximarmos e unir nossa categoria. O sindicato vai estar sempre ao lado de vocês.”
A solenidade foi encerrada com a entrega dos Certificados do Mérito Legislativo aos homenageados da noite.
A profissão
Os bancários são aqueles que trabalham diretamente com operações em um banco. Podem atuar como gerente, especialistas de investimentos, agentes comerciais, atendente comercial ou outras funções em processos administrativos que fazem parte da hierarquia bancária. Além de prestarem informações essenciais ao cliente e orientar sobre investimentos, os bancários são responsáveis por aconselhamentos financeiros, análise de empréstimos e créditos, venda e orientação sobre produtos da instituição e até funções mais simples com rotinas de pagamentos e realização de saques.
Para se tornar um bancário é necessária graduação em curso superior de áreas relacionadas ao cargo, como administração de empresas, ciências contábeis ou economia. Além disso, é obrigatória a certificação financeira emitida por órgão competente, como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).
CLIQUE AQUI e veja o informativo em pdf