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Resultado da reunião da COE Contec/Bradesco

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18/04/2022 - 17:19
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A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco-Contec, da qual o Sindicato dos Bancários faz parte, esteve reunida quarta-feira (13), de forma virtual, com representantes do Banco.

Veja os pontos discutidos na reunião

PLANO DE SAÚDE

A reunião iniciou com o tema das dificuldades para os novos credenciamentos de profissionais no plano de saúde. O plano tem solicitado muitas certidões e alguns profissionais deixam de fazer o credenciamento por causa da burocracia.

Sergio Costa, presidente do SEEB-GO e da FEEB-GO/TO, ressaltou receber várias demandas a nível nacional, principalmente em relação ao plano de saúde, que não tem uma cobertura satisfatória nas unidades do interior. Outra reivindicação é sobre o valor dos reembolsos de consultas, que são baixos quando comparados aos valores das consultas de profissionais especialistas. Outra reinvindicação apresentada é a formulação de um novo plano de saúde para os aposentados, que ao sair do Banco, ficam sem plano.

A representante do Banco, Eduara, mencionou que o Bradesco Saúde tem a maior rede referenciada do País, mas que existem problemas pontuais e é necessário um trabalho contínuo para esse diagnóstico. Falou sobre a importância em entender o porquê do processo de credenciamento de profissionais, clínicas, hospitais ser burocrático ao exigir muitos controles. Havendo interesse do profissional em ser credenciado, a documentação precisa ser avaliada junto aos órgãos públicos e ANS. A necessidade de cada região precisa ser avaliada também. E por fim tem a negociação de valores de mercado.

Com relação ao reembolso de consultas, a representante do Banco disse que o modelo de seguro saúde adotado prioriza a utilização da rede referenciada, que não é um modelo que incentiva pedidos de reembolso. O propósito do negócio é ter uma grande oferta de profissionais e que o beneficiário use a rede, embora ele tenha a possibilidade de reembolso. Afirmou que o valor de reembolso adotado hoje é compatível com o mercado. Sobre um plano para aposentados, a representante do Banco alega que o Bradesco oferece um plano diferenciado para os funcionários e dependentes dos funcionários, que é integralmente custeado e não há intenção do Banco em mudar o modelo vigente.

PLANO DE DESEMPENHO
Sobre o Plano de Desempenho Extraordinário (PDE) – forma de remuneração linear, foi salientado as reclamações dos funcionários não contemplados continuam, principalmente dos assistentes de gerentes e supervisores administrativos, que ajudam a cobrir afastamentos, férias, substituições e não são contemplados no PDE.

A representante do Banco esclareceu que o objetivo do plano de remuneração variável é premiar o desempenho individual, diferentemente da PLR. O plano premia individualmente olhando para o resultado de algumas linhas. Quanto aos elegíveis, respondeu que quando se fala dos gerentes de conta, gerente comercial, gerente de PAB, PA, dentre outros, eles são avaliados 80% pelo faturamento líquido da carteira e mais 20% pelo resultado operacional. O gerente da agência não tem carteira, mas ele é responsável pelos funcionários que têm carteira. Essas carteiras refletem no resultado operacional da agência, que vai refletir no PDE desse gerente. No caso do gerente administrativo, ele é responsável pelas despesas que influenciam diretamente o resultado operacional, este é o desenho do programa. Assim, o Banco consegue medir o desempenho individual deles, a contribuição específica de cada funcionário. Quanto aos não elegíveis, como por exemplo o escriturário, o caixa, os resultados do trabalho deles têm o conceito coletivo de PLR. Não é possível que o PDE seja linear devido ao conceito do plano. O PDE tem um objetivo muito específico e não faz sentido transformar ele numa PLR ou em outros planos similares.

Os sindicatos solicitaram uma reavaliação do plano, ou a criação de um novo modelo de plano para atender os gerentes assistentes e outros cargos, que auxiliam os contemplados no PDE a atingir suas metas.

DEMISSÕES
Sobre o item demissões, foi informado ao banco que muitos funcionários têm entrado em contato com os sindicatos informando que querem ser demitidos, o que tem causado preocupação ao movimento sindical. Também foi debatido a respeito dos Funcionários de PA´s que fecham e que os funcionários não podem retornar para a sua agência de origem com outro cargo. Por exemplo, um funcionário que vai para PA não pode retornar para a agência de origem como PJ. Ele terá que assumir como gerente numa outra agência. Às vezes o funcionário vai para o PA e desconhece isso na ponta. É um questionamento levantado pelos funcionários ultimamente.

Diante dessa situação, a representante do Banco foi questionada se os motivos desses pedidos estarem ocorrendo foram detectados pelo Banco. Outro ponto questionado pela Comissão foram os casos de funcionários que assumem o cargo antes da promoção que muitas vezes demora para ocorrer.

Eduara destacou sobre o tema promoção sem a devida efetivação, que o Banco já equacionou essa questão desde que o tema foi levantado em reuniões anteriores e informou que essa situação não é para acontecer. Pediu aos sindicatos que reportem ao setor de relações sindicais do Banco quando essas situações pontuais acontecerem.

Sobre os pedidos de demissão, contextualizou que é um fenômeno multifatorial que tem ocorrido no setor bancário, não só no Bradesco. No passado os pedidos de demissão giravam dentro do próprio setor, com funcionários transitando entre Bradesco e outros bancos. Isso continua existindo, mas não justifica o número alto de pedidos que têm ocorrido. Hoje o Banco observa a ampliação da concorrência como Fintechs, consultorias financeiras PJ etc. O conhecimento e habilidade do bancário, que só circulava dentro do setor, vêm sendo requeridos para fora do setor. Outro motivo observado em entrevistas feitas pelo Banco é que muitas pessoas têm mudado seu estilo de vida após a pandemia.
Com relação a PA, Eduara se comprometeu a analisar e trazer futuramente para discussão.

COVID-19
Sobre o tema Covid 19, a representante enfatizou que o único Banco grande que não retornou ao trabalho com o grupo de risco foi o Bradesco. Na decisão de revogação da obrigatoriedade do uso das máscaras em nível federal, o Bradesco foi o único Banco que continuou a exigir dos funcionários o uso das máscaras como forma de proteção e continua a fornecer a máscara com tripla camada, recomendada pela ABNT. Relatou que o Banco está cumprindo as medidas de proteção solicitadas pelo movimento sindical nas últimas reuniões. O índice de vacinação dos funcionários, declarados voluntariamente, é de 85%. No caso das gestantes, o Bradesco não as obrigou a voltarem. Se a gestante quiser voltar voluntariamente, será encaminhada para análise do Viva Bem e terá que estar imunizada.

O Banco está fazendo o retorno dos centros administrativos, mas com o avanço da ômicron no início do ano, não foi possível cumprir o combinado com a COE de até janeiro retornar com 100% dos funcionários, com exceção do grupo de risco. Após o carnaval, como combinado em mesa nacional, o Banco retomou o retorno gradativo dos imunizados com pelo menos 2 doses, com exceção do grupo de risco ou gestante, que só volta voluntariamente e após análise. O não vacinado não retorna nesse primeiro momento e o Banco está fazendo um trabalho de explicação e conscientização.

Foi questionado ao banco sobre o acordo assinado referente ao teletrabalho, que seria aplicado quando caísse o estado de emergência. Eduara respondeu que para a pessoa ser elegível ao teletrabalho, primeiro o Banco tem que entender se a sua atividade a torna elegível. Os diretores de cada área do Banco farão essa análise e, então, o funcionário receberá um convite, que pode aceitar ou não.

PAGAMENTO DE TÁXI
Sobre o pagamento de taxi para deslocamento para outra cidade ou para visita de clientes com reembolso efetuado na conta do funcionário, a representante informou que há as seguintes opções: a utilização do aplicativo coorporativo, que o Banco paga diretamente. Eventualmente se o funcionário precisar usar taxi ao invés do aplicativo, o reembolso acontecerá vinte e quatro horas após o trâmite no sistema interno, com aprovação do gestor. E tem a alternativa conquistada na mesa, que é o km rodado.

A representante do banco afirmou que  os temas serão apresentados à diretoria para serem analisados. Após análise da diretoria uma reunião será marcada para apresentar as respostas aos interessados.

Fonte: Com informações da Contec

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