Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

PIX: veja como configurar limites para transações

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
11/07/2022 - 08:07

Levantamento do C6 Bank/Ipec revelou que 36% dos entrevistados já definiram novos valores para transferências com PIX.

Criado em novembro de 2020, o PIX caiu no gosto dos brasileiros e já é o principal instrumento de transferência de valores e de pagamentos usado no país.

Até o final de junho, eram 130,6 milhões de usuários cadastrados, de acordo com o Banco Central do Brasil. Já o número de chaves PIX ativas passou 469 milhões. Isso porque uma mesma pessoa pode ter mais de uma chave ativa.

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via PIX. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$ 0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores, porém as instituições que ofertam o PIX estabelecem limites máximos de valor para diminuir os riscos de fraude e por prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Segundo a pesquisa C6 Bank/Ipec, mais de 70% dos brasileiros sabem que é possível ajustar os limites máximos de valores transacionados por PIX. Porém quase metade (47%) ainda não configurou novos valores para suas transferências. O levantamento ouviu 2 mil pessoas das classes A, B e C com acesso à internet.

“O ideal é que as pessoas ajustem os limites diário e noturno de transações com PIX para o menor valor possível, de acordo com seus gastos diários”, afirmou José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank, em nota.

De acordo com a pesquisa, 36% já definiram novos valores para suas transferências com PIX, 6% fizeram esse ajuste para apenas um dos bancos que usam e 12% responderam que não se lembram.

A definição de novos limites para pagamentos pode ser feita pelo próprio cliente diretamente no aplicativo do banco. De acordo com o Banco Central do Brasil, os pedidos de redução têm efeitos imediatos e os pedidos de aumento só são considerados após um prazo de 24 horas.

Veja, abaixo, o passo a passo para mudança dos limites em sua conta PIX:

  • Faça o login no aplicativo de seu banco;
  • Clique na opção "PIX";
  • Toque em "Meus Limites". O app vai mostrar seu limite diário atual. Para mudar os valores, clique nas opções "Gerenciar meus limites", "Personalizar Limites PIX" ou "Alterar meus limites", dependendo de qual seja a instituição bancária, para definir um novo valor;
  • Confirme a operação.

Em alguns bancos, como é o caso do Banco do Brasil, o app vai alertar que, caso você precise aumentar o limite, uma confirmação deve ser feita no internet banking ou caixa eletrônico.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações