Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Bovespa fecha em alta com forte avanço da Petrobras

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
17/09/2015 - 08:21

Ibovespa fechou em alta de 2,51%, a 48.553 pontos, maior alta do mês.
Estatal foi beneficiada por valorização de quase 6% nos preços do petróleo.

A Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira (16), com a elevação dos preços do petróleo colocando Petrobras entre as maiores contribuições positivas e bancos entre os principais suportes de alta do índice. A expectativa com a possível alta dos juros nos Estados Unidos na quinta-feira (16) também pesou.

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, subiu 2,51%, a 48.553 pontos.

 Foi a maior alta diária do mês. No mês de setembro, o índice avança 4,1%. No ano, a bolsa recua 2,9%.

Petróleo beneficia Petrobras
As ações ordinárias (com direito a voto) da Petrobras subiram quase 8% e as preferenciais (com prioridade na distribuição de dividendos), mais de 6%, acompanhando o avanço dos preços do petróleo.

As cotações da commodity subiram quase 6% nos Estados Unidos, após a maior queda em sete meses nos estoques de petróleo no centro de entregas norte-americano de Cushing, Oklahoma, alimentar uma nova rodada de volatilidade no mercado.

A Petrobras informou nesta quarta que a produção de petróleo e gás da estatal no Brasil e no exterior atingiu 2,88 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em agosto, aumento de 3,1% ante julho e de 4,5% na base anual.

As ações da Vale avançaram mais de 2%. Itaú e Bradesco subiam, ainda sob efeito do anúncio ligado às mudanças do mecanismo de Juros sobre Capital Próprio (JCP) e após o Senado aprovar sem surpresas na terça-feira a medida provisória 675, que eleva a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de instituições financeiras de 15% para 20% até 2019.

No front doméstico, riscos relacionados à implementação das propostas de ajuste fiscal encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, contudo, seguem no radar, assim como notícias corporativas.

Juros dos EUA
A decisão de política monetária nos Estados Unidos na quinta-feira manteve o clima de expectativa nos pregões, em meio à divisão de apostas sobre se o Federal Reserve elevará ou não os juros pela primeira vez em quase uma década.

Pesquisa da Reuters com 80 economistas na América do Norte e Europa mostrou 45 prevendo manutenção e os demais, alta. Entre os dealers primários do Fed, 12 bancos também não aguardam ação, enquanto os outros 10 esperam aumento da taxa.

Wall Street exibia leve alta, com o comportamento da inflação norte-americana também no radar, enquanto notícias corporativas animavam pregões na Europa e dados de estoques impulsionavam o petróleo.

Sessão anterior
Na véspera, o Ibovespa fechou a sessão em alta de 0,17%, a 47.364 pontos, amparado principalmente no avanço de papéis de bancos, após sessão volátil em que agentes financeiros digeriram o pacote fiscal anunciado pelo governo na segunda-feira.

Dólar em baixa
O dólar fechou em queda nesta quarta-feira (16), acompanhando o movimento em outros mercados emergentes diante do avanço das bolsas da China, mas investidores adotavam cautela na véspera da reunião do Federal Reserve e com o cenário local conturbado. A moeda norte-americana caiu 0,74%, cotada a R$ 3,8341.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações