Maioria é contra o fim desse modelo de trabalho. Segundo o levantamento, 22% dos deputados são a favor. Outros 8% não sabem ou não responderam.
Pauta é capitaneada pelo PSOL. A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) na Câmara para acabar com a escala 6x1, mas o texto não andou.
Partido também apresentou proposta em câmaras municipais. O movimento VAT (Vida Além do Trabalho) iniciou a mobilização para que esse formato de trabalho deixe de existir. Para críticos, a 6x1 causa desgaste físico e emocional e impede que o trabalhador estude. Porém, há quem questione o impacto econômico do seu fim.
Levantamento também mostra posicionamento dos deputados em relação a outras pautas. 88% dizem ser a favor da elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda, que é um dos principais projetos do governo Lula.
Maioria (83%) é a favor da exploração de petróleo na foz do Amazonas. A PEC da Segurança Pública, apresentada pelo governo, tem o apoio de 42% da Câmara. Já 53% são contra o projeto de lei que regulamenta os supersalários.
A Quaest entrevistou 203 deputados (40% da Câmara) entre os dias 7 de maio e 30 de junho. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
Metodologia
Contratada pelo banco de investimentos Genial, a Quaest entrevistou 203 dos 513 deputados (40%) proporcionalmente à representação por região e por partido. Ou seja, como 21% dos deputados são do Centro-Oeste, por exemplo, essa região compõe 21% da amostra. O mesmo aconteceu em relação ao partido do deputado: como 18% da Câmara é de cadeiras do PL, deputados da legenda são 18% da amostra.
Fonte: UOL - Victoria Bechara