Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Novas adesões no segundo dia de greve

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
07/10/2015 - 17:45
foto-site-9101559.jpg

No âmbito do Estado de Goiás a greve aumentou bastante neste segundo dia e paralisou as atividades bancárias em muitas outras cidades nesta quarta-feira, 7, fechando agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e rede privada. As praças de Inhumas, Bom Jardim de Goiás, Aparecida de Goiânia, Goianésia e Padre Bernardo são exemplos da expansão da greve.

Nas bases dos sindicatos filiados à Federação dos Bancários de Goiás e Tocantins (Goiás, Anápolis, Itumbiara, Jataí, Rio Verde, SINTEC-TO) a greve é fortíssima, com ampla adesão dos bancários das redes privada e oficial.

Ontem, 6, nada menos do que 6.251 agências bancárias foram paralisadas em todo o país, além de vários centros administrativos. A greve já começou fortíssima em razão da proposta apresentada pelos banqueiros ser considerada desrespeitosa à categoria bancária, porque representa redução salarial em relação a inflação dos últimos 12 meses. Os bancos ofereceram 5,5% de reajuste enquanto a inflação medida pelo INPC do período em negociação foi de 9,88%. “Em vez de ganho os patrões propõem perdas reais na remuneração dos bancários”, protesta Sergio Luiz da Costa, presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás.

            O BRB - Banco de Brasília reformulou sua oferta inicial de 0,0% e propôs 5,5% de reajuste sobre o VP, CPVP e tíquete alimentação, e de 0% sobre as funções gratificadas, atividades gratificadas, VR, cesta alimentação e demais benefícios, além de um abono de R$ 2.500. A proposta foi recusada em mesa.

Os bancos não demonstram o menor compromisso social com o Brasil, desrespeitam seus empregados e cobram pesados juros e tarifas astronômicas de seus clientes. Para se ter uma idéia, citamos exemplos do cartão de crédito com juros de 403,5% e o cheque especial de 253,2% ao ano. Somente no primeiro semestre de 2015 o Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa, juntos, auferiram lucros de R$ 36,3 bilhões, um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim estão usando a retração econômica do País para negar atendimento às justas reivindicações dos bancários.

 

 

Reuniões de avaliações

Todos os dias haverá reuniões de avaliações do movimento reivindicatório. Veja os locais e horários e compareça:

08h: rede privada, na sede do Sindicato;

15h30min: bancários da Caixa, no Escritório do Sindicato montado na porta da Ag. Anhanguera (prédio da SRSul;

15h30min: empregados do Banco do Brasil, no escritório do Sindicato montado na porta da Ag. 1610 (prédio da Super-GO).

CLIQUE AQUI e veja o informativo Sindicato em Ação

Tópicos:
visualizações