Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Campanha Salarial 2018 -BRB: Saúde foi o tema debatido na segunda rodada de negociações com o Banco de Brasília

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
18/07/2018 - 16:46
brb-foto-211111013.jpg

O SEBB-Goiás juntamente com a Comissão de Negociação - Contec, realizaram nesta terça-feira, 17,  a segunda rodada de negociações específicas com o BRB para a Campanha Nacional dos Bancários 2018. Durante o debate, foi repassada cláusula a cláusula do atual acordo com relação ao tema saúde. O banco propôs o início das discussões, iniciando pela clausula 12 (adicional insalubridade/periculosidade) para a qual propõe a exclusão, uma vez que o assunto já está regulamentado em lei. Em resposta a Comissão de Negociação ficou de analisar a proposta do banco.

O BRB propôs a manutenção das seguintes cláusulas:

31> Benefícios para pais ou responsáveis por filhos com deficiência

36> Licença maternidade

38> Licença paternidade

44> Epidemia (a instituição bancária se compromete a fixar nos postos de trabalho cartazes educacionais, qualidade de vida, precauções em caso de epidemia).

47>Lesionados (o banco se compromete com a lotação no mais próximo possível da residência do trabalhador)

48>Complementação do auxilio doença

49> Auxílio doença indeferido pelo INSS

50> Ressarcimento de medicamentos

52> Assistência em caso de violência

61> Extensão das vantagens do ACT aos cônjuges dos empregados que possuiem relação homo afetiva estável.

 

 

O banco propôs a exclusão das seguintes cláusulas, considerando que já estão previstos em lei:

37> Licença para assistência a filhos adotivos

39> Cipa e brigada de incêndio

42> Plano de segurança bancária

Alterações também foram discutidos pelas duas partes com relação a clausula 40, doenças ocupacionais. O banco propôs uma alteração no parágrafo 4, no qual, para o pagamento da função gratificada, passa a exigir 12 meses efetivo exercício de forma ininterrupta da função e não somente 6 meses. A Comissão de Negociação já manifestou sua discordância com a alteração. Considerando a negativa da entidade, o banco apresentou uma contraproposta de proporcionalizar o pagamento conforme o tempo de função, ou seja, se o empregado possuir 6 meses de função receberá o benefício por 6 meses. Ou então, que seja feita uma proporcionalidade, não aumentando para 12 meses conforme o pleito do banco, mas alterando o tempo de concessão para 9 meses.  

A Comissão de Negociação - CONTEC ficou de analisar as propostas feitas pelo banco para as quais ela se manifestou contraria e apresentar uma contraproposta nas próximas reuniões. A próxima reunião ficou agendada para dia 27 de julho, sexta-feira, às 15 horas, na GEDEP. 

CLIQUE AQUI e veja o informativo em PDF

Tópicos:
visualizações