Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Bradesco/HSBC: Comissão Contec reune com instituição financeira em São Paulo

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
23/06/2016 - 09:58
2016-06-21-photo-00000042-1920186.jpg

     A Comissão Bancária Nacional de Negociações-CBNN/CONTEC reuniu na última terça-feira, 21, com o Bradesco para discutir diversas questões de interesse dos funcionários do banco. A reunião aconteceu em São Paulo e teve a participação do presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás, Sergio Luiz da Costa.

 HSBC

     O primeiro assunto tratado com o banco foi a compra do HSBC, pois há uma grande preocupação com relação à manutenção dos empregos, garantia de direitos, adoção de critérios em casos de transferências e remuneração.

    Sobre este assunto, os representantes do banco afirmaram que a compra do banco inglês ainda não foi finalizada e que a conclusão do negócio está prevista para acontecer na primeira quinzena de julho. Diante disso, o Bradesco afirmou não ter condições de fornecer respostas para os questionamentos apresentados pelos dirigentes sindicais, principalmente sobre a PLR. Segundo a empresa não haverá garantia de emprego, porém não se cogita o fechamento de postos de trabalho. Ainda de acordo com o banco, “acolhimento” é a palavra do momento e que tudo será feito para que o período de transição seja o menos traumático possível e com grandes oportunidades.

 

Plano de saúde

    Com a aquisição do HSBC, o plano de saúde dos funcionários incorporados será o Saúde Bradesco. Outras reivindicações que já vêm sendo apresentadas ao banco há algum tempo são a mudança do seguro saúde para plano de saúde e a manutenção do plano para os aposentados. O Bradesco afirmou que estas questões já foram discutidas e que não serão atendidas.

 

Comissão de Conciliação Prévia (CCP)

   Os representantes dos funcionários cobraram a implantação da CCP, instrumento legal que permite que ex-funcionários tentem acordos com o banco antes de ingressarem com ações judiciais. O Bradesco mais uma vez negou o pedido e foi além, informando que assim que for concretizada a compra do HSBC , a CCP que já existe no banco inglês será extinta.

Participação Complementar nos Resultados (PCR)

    Assim como já existem em outras instituições financeiras, foi reivindicada a criação de um programa de premiação linear para todos os funcionários, sem discriminação de cargos e funções.

     Segundo os representantes do banco, o Bradesco já teve programas de premiações variáveis no passado, porém não tem interesse em criá-los novamente, pois acreditam não serem saudáveis e nem produtivos. De qualquer maneira, o assunto será levado para ser discutido internamente.

 

Auxílio-educação

     Outra antiga reivindicação dos funcionários e que novamente foi apresentada ao Bradesco é a concessão de auxílio-educação para cursos de graduação e pós-graduação, além de MBA para todos e não só para os gerentes.

    Novamente o Bradesco frustrou seus funcionários e negou o pedido, afirmando que tudo é baseado no plano de carreira do empregado e depende de seu mapeamento. O banco tem como conceito treinamento para todos, mas no momento certo.

 

Transferências e promoções

    Os dirigentes da CONTEC questionaram a forma como os processos de transferências/promoções estão sendo feitos, pois em alguns casos o funcionário tem ficado meses sem receber o salário relativo à nova função. O banco afirmou que isso não é permitido e solicitou que os casos sejam remetidos pelos sindicatos ao RH para acerto.

 

Seguro de vida

    Estudos realizados pelo sindicato de Maringá/PR apontam que os seguros de vida oferecidos pela empresa não contemplam as necessidades dos funcionários. O banco afirmou que o seguro é homologado pelos órgãos competentes, mas de qualquer maneira irá analisar o pleito.

 

Vale-cultura

      A queixa dos funcionários diz respeito à dificuldade na utilização do benefício, pois o cartão disponibilizado pelo Bradesco é o da bandeira Alelo e os comerciantes reclamam das altas taxas praticadas pela operadora do cartão.

     Os representantes do Bradesco se comprometeram a estudar melhor o assunto, porém ressaltaram que a lei que instituiu o vale-cultura termina no final deste ano e que será necessário aguardar a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

 

Previdência privada

     O banco fez uma rápida apresentação sobre a previdência 5x4 e lembrou que as dúvidas podem ser dirimidas pelos funcionários através da intranet e também pelo 0800 disponibilizado exclusivamente para consultas.

                

Cartaz Viva Bem

     Existe receio dos funcionários a respeito da confiabilidade do programa, pois como é necessário informar na ligação o código funcional, há o temor de perseguições e coações.       

     Segundo o banco o programa é confiável e extremamente sigiloso, pois o serviço é terceirizado e a consulta não é repassada ao Bradesco.

 Uma nova reunião deverá acontecer na segunda quinzena de agosto, em data ainda a ser definida.

 

Fonte: Contec e SEEB-Goiás

 

CLIQUE AQUI e veja o informativo Sindicato em Ação

Tópicos:
visualizações