Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Banco do Brasil: Sindicato reúne com GEPES e Super-GO

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
07/05/2018 - 15:31

O Sindicato dos Bancários no Estado de Goiás esteve reunido com o gerente regional de pessoas do Banco do Brasil, Wellington Johnny e a gerente de administração da Super-GO, Letícia Almeida, quando foram tratados diversos assuntos de interesse dos empregados da instituição financeira. Ivanílson Batista Luz e José Fernandes da Silva representaram a entidade sindical.

            Um dos assuntos tratados foi sobre denúncias chegadas ao Sindicato de que o BB estaria promovendo descomissionamentos sem observar as normas constantes do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em vigor, que estabelece três ciclos avaliatórios consecutivos de GDP com desempenhos insatisfatórios, como requisitos para dispensa de função ou de comissão em extinção de funcionário. Neste contexto, houve reclamação de que o banco observou apenas avaliação de um superior hierárquico, desconsiderando as demais atribuídas por outros colegas da unidade.

        O banco informou que em Goiás foram efetivados quatro descomissionamentos, sendo três em razão dos resultados das avaliações previstas no ACT e uma amparada pela IN 369-1. O titular da GEPES afirmou que cada caso foi analisado com profundidade em relação ao porquê da baixa produtividade do empregado. A gerente de administração afirma que durante os três ciclos avaliatórios o comissionado é incentivado a melhorar seu desempenho, com o objetivo de evitar descomissionamentos.

            Os representantes do banco argumentaram que descomissionamentos sempre ocorrem após cada ciclo avaliatório e que em Goiás este número é bem mais reduzido do que no restante do país.

            Sobre questionamento do Sindicato em relação a notícias de desistência de reclamatórias trabalhistas cobrando a 7ª e 8ª horas como extras, que estaria sendo exigida pelo banco para que o empregado permaneça na função, a gerente de administração da Super-GO disse desconhecer essa situação.

            O Sindicato discorda de adoção de medidas extremas como cortes de função e descomissionamentos, defendendo que as melhorias de desempenho são alcançadas por melhorias das condições de trabalho e incentivo profissional, além de apoio psicológico em algumas situações em que a pessoa humana esteja momentaneamente atravessando, pois a retirada da comissão ocasiona retrocesso profissional para aqueles que vêm lutando ao longo dos anos para o engrandecimento do BB. Também é disponibilizado aos bancários assessoria jurídica especializada visando a correção de equívocos por parte da instituição financeira.

Clique aqui e visualize Sindicato em Ação

Tópicos:
visualizações