Conforme amplamente divulgado pela nossa entidade sindical, no último dia 02/10 representantes do Sindicato reuniram via plataforma virtual com o Superintendente de Varejo Centro-Oeste, Felipe Tawerney Favero Zanella, com o objetivo de tratar de assuntos relacionados às denúncias sobre descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho principalmente pela Plataforma de Suporte Operacional (PSO). As reclamações são quanto a existência de uma espécie de seleção para o home-office de acordo com o cumprimento de metas, sendo que quem não conseguisse batê-las seria cancelado o teletrabalho e o empregado colocado no banco de horas negativas, alegando que não existem vagas para o home-office.
Na semana passada assumiu a gestão da CENOP Atendimento II (responsável pela coordenação da rede PSO que abrange Goiás) o Sr. Luiz Carlos Ribeiro, que imediatamente recebeu a demanda do Sindicato dos Bancários de Goiás através da Super Varejo Centro-Oeste e agendou reunião com o nosso Sindicato para se apresentar e tratar da aludida pendência.
O encontro via plataforma remota aconteceu nesta quinta-feira, 15, com as participações dos gerentes Geral e de Área da CENOP Atendimento II e de Segmento UA PSO Goiânia, respectivamente Luiz Carlos Ribeiro, André Bernardo Ferreira e Izabel Gomes Carvalho de Abreu. Pelo Sindicato participaram seu presidente Sergio Luiz da Costa (também presidente da FEEB-GO/TO), o diretor Ivanílson Batista Luz e o assessor da presidência José Fernandes da Silva.
Os representantes do Banco do Brasil negaram a prática de seleção por atingimento de metas para colocar o empregado no banco de horas negativas; Afirmaram que realmente alguns empregados têm enfrentado dificuldades para lidarem e dominarem o avanço tecnológico para desenvolverem as atividades determinadas pelo banco e outros até mesmo demonstrando certo desinteresse pela adaptação à nova forma de trabalho. Alegaram que é necessária a contribuição do empregado mesmo estando em home-office.
O Sindicato reafirmou sua posição de que o empregador promova treinamentos e capacitações aos seus empregados, de forma a garantir conhecimento e motivação para toda a equipe de profissionais. E que no caso específico da PSO Goiânia, em que são poucas as pessoas colocadas em banco de horas negativas, é importante não haver punição, mas sim incentivar e criar motivações para o bom desempenho profissional.
Compromisso assumido
Os representantes da CENOP Atendimento II se comprometeram a reavaliar as situações desses bancários que estão em banco de horas negativas, concedendo-lhes nova oportunidade para “produzirem mesmo em home-office e ajudarem a empresa”, afirmou André Bernardo.
Ao final, representantes do BB e do Sindicato elogiaram a importância do caminho do diálogo para a busca de entendimentos e construção de soluções de conflitos entre o capital e o trabalho.
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