Empregados do HSBC Bank Brasil em todos os países das Américas estão protestando nesta sexta-feira, 22, contra uma série de problemas existentes na instituição financeira que vão desde as más condições de trabalho até a falta de bancários para atender a clientela.
O sistema informatizado do banco vive caindo ou travando, trazendo desconforto para os bancários e clientes. O HSBC está desenvolvendo campanha para que o cliente fique longe de suas instalações físicas, estabelecendo até metas para isso.
Chega a serem exorbitantes as diferenças salariais entre empregados que exercem as mesmas funções. As pressões exageradas para o cumprimento de metas abusivas acometem os bancários de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, como síndrome do pânico, depressão e outras neurológicas. Pior, o banco se nega até receber atestados médicos e assinar Comunicados de Acidentes do Trabalho (CAT’s).
O novo programa de premiação foi desenvolvido de forma que a sua compreensão seja dificultada, permanecendo sempre a dúvida se alguém vai receber.
O HSBC registrou US$ 16,2 bilhões de lucro mundial em 2013, resultado 15,5% maior do que os US$ 14,03 bilhões de 2012. No Brasil, foi de US$ 351 milhões no mesmo período. E não pagou a PLR dos seus empregados.
Principais reivindicações
Contratações de mais bancários, investimentos em equipamentos adequados, implantação de plano de cargos e salários, eliminando as diferenciações de remuneração para os mesmos cargos, fim das práticas de assédio moral, respeito e compromisso com seus empregados e assinatura do Acordo Marco Global.
Queremos um banco por todos e para todos!
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