Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

28 de agosto: Dia Nacional do Bancário. Momento de luta e reflexões

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
25/08/2016 - 09:16
mosaico-4116715.jpg

             A maior greve da categoria bancária ocorreu em 1951, com 69 dias de paralisação sob pressão patronal e governamental, resultando em conquistas históricas como jornada de seis horas, aposentadoria por tempo de serviço e reajuste salarial de 31%, bem acima do percentual considerado inaceitável naquela época. A grande assembléia da classe que decretou essa vitoriosa greve ocorreu no dia 28 de agosto e assim a própria história criou a homenagem aos bancários, oficializada pela Lei nº 4.368, de 23/07/1964.

            Os atuais instrumentos coletivos de trabalho da categoria agregam patrimônio importante de vitórias e conquistas, todas advindas de lutas dos bancários que ao longo dos anos vêm sendo forçados a recorrerem às paralisações para que os bancos reconheçam a importância da força do trabalho. Infelizmente, a classe ainda convive com a ganância dos bancos em busca dos lucros através da prática de assédio moral que provoca o acometimento de doenças ocupacionais como o estresse, síndrome do pânico e depressão, além da imposição de demissões imotivadas.

            A luta constante dos bancários por melhores condições de trabalho, aliada às salariais, também cobra dos bancos ações que visem acabar com as filas nas agências e assim prestar bom atendimento aos clientes e aos usuários do sistema financeiro. Noutra frente de trabalho está o combate contra a aprovação do PLC 30/2015 que institui a terceirização sem limites, precarizando as relações trabalhistas.

            A data-base é 1° de setembro e algumas rodadas de negociações com o patronato já ocorreram sobre a justa pauta de reivindicações, construída com a participação ativa dos bancários goianos. Neste momento a categoria aguarda a apresentação de uma proposta global dos bancos que possa contemplar os anseios da classe laboriosa, principalmente por se tratar de um segmento econômico que sempre angaria altos lucros, mesmo em tempos de crise.

         A única maneira de combater a estratégia dos bancos e avançar nas conquistas é a união, pois não há argumento que resista a um movimento organizado, coerente e bem informado. O Sindicato conta com a participação de cada um dos bancários goianos para que, juntos, possamos demonstrar que estamos dispostos a enfrentar a ganância das instituições financeiras.

         Nossos parabéns a esta combativa e atuante categoria bancária.

        

CLIQUE AQUI e veja o informativo Sindicato em Ação
Tópicos:
visualizações