Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Valor total da fatura é paga por 85%

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
18/06/2014 - 10:35

Pesquisa feita a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) concluiu que a maioria dos usuários de cartão de crédito paga o valor integral de sua fatura. No levantamento, conduzido pelo Datafolha, 85% dos entrevistados haviam quitado 100% de sua última fatura.

Sobre qualquer valor que se deixe de pagar em fatura de cartão incidem juros. Assim, os 15% dos entrevistados restantes tiveram acréscimos a pagar na fatura seguinte.

Juros

Segundo apuração da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), os juros do crédito rotativo do cartão são os mais altos para o consumidor: média de 10,52% ao mês em maio, último dado disponível.

“A regra de ouro do cartão de crédito é nunca deixar cair nos juros, pois eles são muito altos”, afirma Marcio Neubauer, sócio-diretor da Soma Invest, consultoria de planejamento financeiro.

Um dos principais benefícios do cartão de crédito apontados por consultores, o parcelamento de compras sem juros foi adotado por 69% dos entrevistados no mês anterior ao da pesquisa, atitude mais comum entre as mulheres (72%) do que entre os homens (66%).

Nesse quesito, o planejador financeiro dá uma dica: “Faça apenas uma compra parcelada por mês no cartão e procure não comprometer um valor superior ao que tenha de reserva”.

Problema

Segundo Neubauer, um problema que leva a dívidas altas é quando o consumidor divide o pagamento de sua compra contando que vá continuar com emprego e rendimento iguais nos meses em que vencerem as parcelas.

“Em qualquer imprevisto, aquela vantagem, que era comprar parcelado sem juros, vira uma dívida com taxa alta quando ele não consegue pagar a fatura”, afirma.

Antes feita uma vez por ano, a pesquisa da Abecs sobre uso do cartão de crédito deve passar à periodicidade mensal a partir de agora.

Fonte: O Popular

 

Tópicos:
visualizações