Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Vale a pena receber antes para pagar dívidas caras

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
24/06/2014 - 08:54

A antecipação da restituição pode ser vantajosa para o contribuinte que possui as chamadas “dívidas caras”, com juros muito altos, como no caso do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito (entre 8% e 9% ao mês). “Como a média de juros para essa linha de crédito é menor, em torno de 2,5%, ele pode trocar a dívida que ele tem pelo financiamento da restituição”, diz o economista Marcus Antônio Teodoro.

Antecipar o dinheiro da restituição para usá-lo nos investimentos já é mais arriscado - só vale a pena quando as taxas de rendimento forem maiores do que o empréstimo com o banco. Também é conveniente que o contribuinte verifique se tudo está correto na declaração. Caso haja problemas, ela pode cair na malha fina e o valor de restituição será pago apenas no ano que vem.

“Cair na malha fina é mais fácil do que parece. Às vezes, a pessoa faz tudo certo e, assim mesmo, tem problemas. Isso acontece, por exemplo, quando a fonte pagadora fornece à Receita uma informação diferente da qual liberou para o colaborador”, diz o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações