Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Tributos: Declarações de IR superam expectativa

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
03/05/2013 - 12:42

O número de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física enviadas pelos contribuintes goianos este ano superou a expectativa da Receita Federal. Foram entregues 779.558 declarações até à meia-noite da última terça-feira (dia 30 de abril), um volume 9% maior que as 715 mil declarações enviadas no ano passado e 4% maior que a estimativa inicial para Goiás, que era de 750 mil documentos entregues.

No Brasil, foram enviadas 26,034 milhões de declarações, volume 6% maior que o do ano passado. Para o supervisor do programa do Imposto de Renda da Receita Federal em Goiânia, Jorge Francisco Martins, esse crescimento acima do previsto pode ser resultado de um aumento da renda dos contribuintes também acima do estimado.

Além disso, segundo ele, muitos contribuintes também foram alertados da obrigatoriedade da declaração. Recentemente, a Receita Federal anunciou que 80 mil goianos que estavam obrigados a declarar deixaram de cumprir essa obrigação em anos anteriores e seriam intimados a qualquer momento para prestarem esclarecimentos.

Jorge Martins ainda não tinha informações sobre o número de contribuintes que perderam o prazo oficial e que estariam enviando a declaração somente a partir de ontem, já que o sistema da Receita estava em manutenção no dia 1º de maio. Mas ele alertou que, desde as 8 horas da manhã de ontem, já estava disponível a nova versão 1.2 do programa do Imposto de Renda para que esses atrasados possam enviar a declaração.

Retificação

A nova versão também serve para os contribuintes que quiserem retificar a declaração. Vale lembrar que muita gente que não conseguiu reunir a documentação dentro do prazo oficial preferiu enviar a declaração incompleta para retificá-la depois. “Essas pessoas devem fazer a retificação o quanto antes para não caírem na malha fina”, alertou Jorge Martins. Também é importante ressaltar que esses contribuintes não devem mudar o modelo da declaração na retificação: de simplificada para completa, ou vice-versa.

O contribuinte que quiser consultar sua situação, também pode fazer isso criando um código de acesso no site da Receita, obtido através dos números dos recibos das duas últimas declarações e do título de eleitor. Quem enviou a declaração a partir de ontem, já estava sujeito ao pagamento de uma multa de 1% ao mês, mas que não será inferior a R$ 165,74.

Fonte: Jornal O Popular

 


Tópicos:
visualizações