Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Trabalho: É hora de mudar de carreira?

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
29/12/2014 - 08:53

Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas começam a pensar sobre os rumos da vida profissional. Mas, é preciso planejar

É às vésperas da chegada de um novo ano que aquele sentimento de renovação e mudança de vida bate mais forte. E esse pode ser um bom momento para reavaliar a carreira e promover uma guinada na vida profissional. Mas essa transição é considerada um movimento complexo e o melhor modo de mitigar os resultados negativos é realizar um planejamento.

O ponta pé inicial é fazer uma autoavaliação. O exercício permite descobrir quais os reais motivos pelos quais deseja mudar de ramo. Em muitos casos a insatisfação está mais ligada ao desenvolvimento da própria carreira do que a atividade desempenhada. O cansaço das atividades do dia a dia, da postura do chefe ou das decisões da empresa não devem ser encarados como motivos principais para a mudança. Levantar as razões pelas quais deseja promover uma guinada é o primeiro passo do planejamento.

“É preciso ter um objetivo claro. O profissional precisa conhecer seus pontos fortes e fracos. Conhecendo seu potencial saberá identificar os nichos de mercado que se enquadra melhor”, diz a psicóloga especialista em gestão de pessoas Maria Aparecida da Silva. Depois de descobrir qual o rumo ideal a ser seguido, procure saber quais os principais desafios da área, prós e contras, limitações e todas as informações possíveis a respeito da nova carreira.

É imprescindível fazer um cronograma das metas almejadas. A psicóloga diz que os objetivos devem ser registrados em uma planilha de uma forma que permite o profissional fazer reavaliações recorrentes. “O mercado muitas vezes é imprevisível. Se alguma coisa der errado no meio do caminho é importante ter tudo por escrito para realinhar as metas”, diz.

Maria Aparecida comenta que muitos planos de ação tendem a ser fantasiosos. Vale lembrar que as mudanças são gradativas, com períodos de adaptação. Isso diz respeito, sobretudo, a vida financeira. O profissional deve reservar recursos para investir em novos cursos e que, a princípio, poderá ter uma quebra nos rendimentos. Fazendo um estudo mais minucioso do mercado é possível ter uma ideia de quanto tempo vai demorar para conseguir uma boa colocação ou alcançar sua remuneração anterior.

“O profissional precisa entender que não vai conseguir o sucesso financeiro de imediato”, pondera. Outra dica é informar a família sobre a mudança de rumo da carreira profissional. Isso porque ela será afetada diretamente com os novos desafios e para atingir o sucesso, será necessário o apoio de todos.

Caso a mudança não tenha os resultados esperados, o ideal é retomar a carreira do ponto onde parou. Se possível, o profissional pode tentar conciliar as duas profissões paralelamente para uma maior estabilidade financeira até a nova carreira não engrena.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações