Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Tombini chama atenção para custo inflacionário da valorização do dólar

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
12/12/2012 - 14:19

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, chamou atenção para o efeito inflacionário da desvalorização do real ao falar sobre o comportamento da taxa de câmbio aos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Em audiência nesta terça-feira, ele ressaltou que o que interessa para a competitividade da indústria brasileira é a desvalorização da moeda nacional em termos reais (descontada a inflação) e não nominais.

“É isso (variação real da taxa de câmbio) que dá o diferencial de competitividade... Se fosse objetivo nosso desvalorizar nominalmente o câmbio e isso redundar em inflação, aquilo que se ganha com a desvalorização do real se perde com inflação e não se ganha competitividade”, disse ele aos parlamentares, acrescentando que nunca foi objetivo do BC promover desvalorizações nominais da moeda.

Ele ressaltou que, assim, qualquer movimento relativo ao câmbio deve ser feito “preservando o controle da inflação“.

A respeito do nível geral de preços, Tombini disse que o balanço de risco para a inflação no curto prazo “inspira atenção”.

Ele também voltou a falar em convergência da inflação em 2013 para o centro da meta (4,5%), processo que será favorecido por um conjunto de fatores já citados anteriormente, incluindo o menor aumento do salário mínimo previsto para o ano que vem na comparação com 2012.

Fonte: Valor Econômico

BB entra em período de silêncio para IPO da operação de seguros

O Banco do Brasil informou que deu início ao período de silêncio por causa da abertura de capital da BB Seguridade, operação anunciada no dia 26 de novembro. Isso indica que a oferta está próxima de ser realizada.

A ideia do banco é segregar os ativos de seguro, capitalização e previdência do banco e congregá-los em uma só empresa. A principal vantagem que a operação deve trazer é tornar mais claro o valor da área de seguros do BB, hoje encoberto pelas demais atividades do  banco .

Pelos cálculos iniciais dos analistas, a BB Seguridade pode valer cerca de R$ 20 bilhões.

Fonte: Valor Econômico


Tópicos:
visualizações