Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Terceiro dia: Bolsa de Tóquio fecha em queda com correção do dólar

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
11/12/2014 - 09:15

A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta quinta-feira, pelo terceiro dia consecutivo, em meio a um início de correção do dólar frente ao iene e a um enfraquecimento generalizado do mercado global de ações, que tem sido afetado pelo forte declínio dos preços do petróleo nas últimas semanas.

O índice Nikkei encerrou o dia com o recuo mais acentuado em quase dois meses, de 0,89%, para 17.257,40 pontos. O desempenho poderia ter sido pior, dizem os analistas, pois a Bolsa de Tóquio abriu as negociações com perda de 1,30%, impulsionada por uma onda de vendas do dólar, que chegou a cair para 117,40 ienes diante de uma leve recuperação dos preços do petróleo.

No entanto, a moeda norte-americana recuperou-se ao longo do dia e voltou a ser negociada a um patamar acima dos 118 ienes, dando um impulso para que o índice Nikkei reduzisse suas perdas. Um dólar mais fraco é prejudicial para as exportadoras japonesas, que anotam suas receitas na moeda norte-americana.

"Os grandes fundos de hedge no exterior e outros investidores cobertos estão fazendo seus ajustes de posição de fim de ano", disse Eiji Kinouchi, estrategista-chefe da Daiwa Securities. "Depois de afluência de 12% ao longo dos últimos dois meses, o ajuste para o dólar era mais uma questão de 'quando' em vez de 'se'", afirmou.

Os investidores estão propensos a continuar a tomar os lucros para o momento, pelo menos até os próximos eventos, disse Kazuyuki Terao, da Allianz Global Investors. "O Federal Reserve anuncia decisão na semana que vem e, se a presidente Janet Yellen apontar para um aumento da taxa de juros, então o dólar e o índice Nikkei podem voltar a aumentar de forma relativamente rápida", completou.

Com o petróleo ainda em preços baixos, as companhias aéreas fecharam em alta nesta quinta-feira, uma vez que se beneficiam por reduzirem seus custos com combustíveis derivados da commodity. A ANA Holdings encerrou com ganho de 1,5% e a Japan Airlines fechou em alta de 3,2%. As ações da fabricante de alimento Nissin encerraram a sessão com queda de 1,0%. 

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações