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S&P: Venda de seguros para clientes de bancos tem espaço para crescer

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18/02/2014 - 11:03

SÃO PAULO  -  A agência de classificação de riscos Standard and Poor’s (S&P) estima que o alcance da venda de seguros entre clientes de bancos no Brasil ainda é muito baixa, provavelmente abaixo de 30%, de acordo com as suas estimativas. “Isso significa que ainda há espaço para crescer”, diz a agência.

O modelo de distribuição de apólices no balcão de bancos (conhecido como “bancassurance”) tem ganhado destaque em países em desenvolvimento, com as seguradoras vendo neste canal uma das melhores maneiras de se chegar à classe média emergente da região, segundo o relatório da S&P.

“O bancassurance se provou especialmente potente no Brasil, onde foi crescendo junto com o mercado geral de seguros na última década”, disse a analista de crédito da S&P Amalia Bulacios no relatório.

Esse tipo de canal domina a venda de seguros de varejo no Brasil. “Estimamos que cerca de 60% de toda a receita de prêmios de seguros [de varejo] venham das vendas originadas em bancos”, diz a agência.

O sucesso desse canal, porém, é notável não apenas por aumentar o alcance comercial das seguradoras, mas também por ajudar a compensar a queda na rentabilidade na concessão de empréstimos dos bancos, especialmente os privados, aponta a S&P.

Desde a crise financeira de 2009, os grupos financeiros brasileiros têm procurado diversificar suas receitas e aumentar seus negócios baseados em comissões, e o modelo de “bancassurance” tem se mostrado bom nisso.

No Brasil, os maiores agentes do “bancassurance” são os braços de seguros dos maiores bancos do país. Os três maiores grupos são Bradesco Seguros, Itaú Seguros e grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre (uma das subsidiárias da BB Seguridade). Os três grupos têm 60% do mercado no Brasil, enquanto as 10 maiores seguradoras têm 85% do mercado.

A agência nota que, das 10 maiores seguradoras, cinco são subsidiárias de grupos financeiros. Além das três já citadas, há a HSBC Seguros e a Caixa Seguros – esta última atua em joint venture com a francesa CNP Assurances. Outras duas seguradoras têm joint ventures com bancos: a Porto Seguro, com o Itaú Unibanco, e a Zurich Seguros, com o Santander. Já a SulAmérica tem um acordo comercial com o Citibank. As duas menores seguradoras do top 10 são a Tokio Marine e a Allianz Seguros, segundo a S&P.

 

Fonte: Valor


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