Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Setubal destaca presença externa do Itaú para diversificar negócios

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
27/11/2014 - 09:37

RIO  -  Em evento no Rio, o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, destacou a expansão do banco fora do país, principalmente na América Latina. “Temos buscado ampliar nossa presença internacional no mercado de atacado e varejo, atuando com agências locais em outros países", disse.

O executivo do Itaú participa de uma mesa redonda com o economista Edmar Bacha promovida pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), cujo tema é “A Inserção do Brasil nas Cadeias Globais de Valor”.

O Itaú é o principal banco estrangeiro no Paraguai e no Uruguai, e o quarto maior na Colômbia, listou. Será também o quarto maior banco estrangeiro no Chile quando concluir operação com o Coorpbanca. "Após a conclusão da operação com o Corpbanca, cerca de 20% dos nossos empréstimos já serão feitos para empresas de outros países. É uma diversificação importante para o balanço do banco", afirmou.

Segundo o executivo, a presença do Itaú é crescente também no atacado. "É um mercado muito competitivo, pois estamos competindo com grandes casas internacionais, e fazemos isso com competência. Temos participação de mercado [na América Latina] bastante razoável, [o que] tem nos incentivado a ampliar esta presença. Somos capazes de competir internacionalmente e trazer oportunidades de investimentos também para empresas brasileiras", afirmou.

Setubal afirmou que o banco tem focado muito na América Latina, caminho natural para desenvolver atividades internacionais. "Estou falando da América Latina porque é onde temos capacidade de competição. Na Ásia não teríamos capacidade de competição com os bancos asiáticos e americanos. Até pela diferença cultural", concluiu.

Ele afirmou que o Brasil é um dos mercados mais abertos do mundo no sistema financeiro e, por isto, é também um dos sistemas bancários mais fortes. "Principalmente porque temos um Banco Central muito forte, com regulação moderna que sempre exige do sistema financeiro qualidade de gestão. Sempre atento ao nível de solvência", disse.

Para Setubal, o mercado financeiro tem grande importância para a inserção do Brasil internacionalmente. "O Brasil é um grande emissor de títulos no mercado internacional, tanto via governo, como via empresas", disse.

Parcela significativa do capital das empresas brasileiras está nas mãos de investidores de fora do país. "Hoje, 30% do capital do Itaú está em posse de investidores estrangeiros, na forma de ADRs", exemplificou.

Sobre o custo-Brasil, Setubal disse que há uma série de questões que fazem ele ser alto, entre eles a gestão econômica do governo. "Quanto mais inserido o Brasil estiver em mercados internacionais, menor serão os custos financeiros para as empresas brasileiras. O custo de capital do país se reduzirá [também] quando obviamente tivermos boa gestão econômica interna", continuou.

Mais cedo, no mesmo evento, Setubal elogiou os nomes que foram indicados para compor a nova equipe econômica. “São excelentes os nomes da nova equipe econômica”, disse. 

Fonte: Valor Econômico

 

 

Tópicos:
visualizações