Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Serasa: Inadimplência do consumidor cresce 14,2% em um ano

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
13/11/2014 - 08:19

São Paulo - Dados divulgados ontem pela Serasa Experian mostram que o índice de inadimplência caiu 1,0% em outubro em relação a setembro. No entanto, na comparação com outubro de 2013 o Indicador Serasa Experian de Inadimplência subiu 14,2% e avançou 5,1% no acumulado deste ano.

O crescimento de 14,2% da taxa de inadimplência de pessoa física em outubro ante o mesmo mês de 2013 reflete o cenário econômico mais “adverso” de 2014, conforme os economistas da Serasa. Segundo eles, esse ambiente desfavorável vem sendo influenciado pela alta taxa básica de juros e também pela inflação elevada, fatores que acabam por interferir nos níveis de inadimplência.

A despeito do avanço do indicador no acumulado deste ano, o valor médio da inadimplência com os bancos recuou 4,7%, de acordo com a Serasa. Na direção oposta, as dívidas não bancárias (15,7%), os cheques sem fundos (5,9%) e os títulos protestados (3,1%) tiveram alta no período.

Score de crédito

A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou ontem a legalidade do chamado score de crédito - sistema de pontuação usado por empresas de proteção de crédito, como a Serasa Experian e a Boa Vista Serviços sobre o perfil dos consumidores. Mais de 100 mil ações na Justiça aguardavam a decisão dos ministros do STJ, que entenderam que a ferramenta de pontuação pode ser usada sem prévio consentimento dos consumidores. No entanto, é preciso respeitar os princípios da legislação em vigor e o consumidor tem direito a saber, quando solicitar, os dados que foram utilizados para cálculo de sua pontuação.

O assunto foi tema da primeira audiência pública do STJ, organizada pelo relator do caso, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, em agosto. Na ocasião, o procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney Menezes Ferreira, defendeu o sistema e afirmou que a ferramenta é essencial para a estabilidade do sistema financeiro nacional.

Fonte: Jornal O Popular

 

Tópicos:
visualizações