Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Seguros: Setor deve crescer 12,4% este ano

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
19/01/2015 - 10:13

O ritmo de crescimento do mercado de seguros, apesar do cenário econômico difícil para 2015, tende a acelerar com alta prevista de 12,4%, em relação a 2014. A projeção é da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

O bom desempenho do segmento, no entanto, não é de agora. Segundo a CNseg, nos últimos 15 anos, por exemplo, o faturamento do mercado de seguros passou de 1% para 6% do Produto Interno Bruto (PIB).

Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) confirmam a boa fase. Entre janeiro e agosto de 2014, por exemplo, o faturamento do mercado de seguros teve aumento nominal de 4,8% sobre o mesmo período de 2013. Os destaques foram o seguro de vida individual, com crescimento de 11,9%; seguro patrimonial, com 5,9%; e de capitalização, com 4,5%.

De acordo com o vice-presidente financeiro do Sindicado dos Corretores de Seguros, de Capitalização e de Previdência Privada do Estado de Goiás (Sincor - GO), Henderson de Paula Rodrigues, a tendência para os próximos anos continua positiva para a área. Há alguns anos, explica, os brasileiros de forma geral estão despertando para a importância de cuidar do bem-estar e da segurança de seus familiares e, por isso, a procura pelos seguros tem aumentado.

Além disso, ressalta, fases econômicas mais complicadas, como a que estamos vivenciando, fazem as pessoas pensarem em garantias para o futuro. “Ninguém quer deixar a família desamparada em caso de doenças ou de falecimento. Nem perder o carro, especialmente em uma fase em que será muito caro adquirir outro”, observou.

Curso

Por esses motivos é que especialistas da área acreditam que esse é um bom momento para quem quer trocar de ramo profissional ou investir na carreira como corretor de seguros. Em Goiânia, por exemplo, o números de interessados na profissionalização está em ascensão e, nos últimos três anos, cerca de 1 mil alunos já se matricularam no curso de habilitação de seguros, pela Escola Nacional de Seguros.

As inscrições para a primeira turma de 2015, aliás, já estão abertas. Segundo os responsáveis pela Escola Nacional de Seguros, as aulas da primeira fase do curso começam em fevereiro e têm duração máxima de um mês. Depois, para se formar, o aluno precisa cumprir as duas outras fases do curso, que juntas têm a duração de 9 meses e garantem a habilitação profissional dos novos corretores.

Para mais informações, acesse o site da Escola (www.funenseg.org.br) .

Fonte: O Popular

Tópicos:
visualizações