O Banco Santander apresentou às entidades sindicais seu novo modelo de agências de negócios. O sistema, denominado Agência Work Café, busca a informalidade e o uso dos mais modernos instrumentos da informática, como a internet, WhatsApp e aplicativos).
A expectativa é que o novo modelo otimize o atendimento aos clientes, fugindo da maneira formal tradicionalmente usada pelo sistema financeiro, como ocorre no Chile e na Argentina. No Brasil o projeto piloto foi implementado em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo identificados vários problemas com o espaço reduzido das unidades e até terceirização da função bancária. O banco disse que vai promover adequações.
Com a mudança, o banco vai implementar o Cargo Único, que concentrará na função de Gerente de Negócios as seguintes funções: Caixa, Agente Comercial, Assistente de Atendimento, Coordenador e Gerente Especial. A informação é de que a medida vai afetar por volta de 13 mil ocupantes das funções incorporadas, não haverá aumento nas remunerações e as jornadas continuarão sendo de 6 e 8 horas, com a obrigatoriedade de todos serem portadores de CPA 10. O banco garantiu que não haverá demissões e sim contratações de novos bancários.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás, Sergio Luiz da Costa, esse novo modelo de agências e de atendimento com concentração de funções no mesmo cargo não pode fomentar a sobrecarga de trabalho e nem a cobrança abusiva por metas. “O Sindicato mantém-se vigilante a essas mudanças unilaterais do Santander e não vai aceitar alterações que resultem em prejuízos para os bancários da instituição financeira”, garantiu.
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