Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Recursos humanos: Trabalhar em equipe é vantajoso

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
24/06/2013 - 09:18

O ganho em agilidade é um dos benefícios. Mas eficácia do método depende da superação de alguns desafios

O trabalho em equipe possibilita resultados ágeis, troca de conhecimentos entre os profissionais e o alcance de um melhor denominador comum para a resolução de problemas ou mesmo cumprimento de metas. O método é visto com bons olhos e cada vez mais utilizado pelas empresas, mas para que a equação seja conforme a esperada é importante que os componentes estejam afinados entre si.

A eficácia de um trabalho em equipe traz resultados significativos para uma organização. Para tanto, é interessante que haja diferenças entre as habilidades, formação profissional e experiência dos componentes. Essa iniciativa possibilita que a conclusão saia do convencional e surpreenda os gestores da empresa.

Mas as vantagens do trabalho em grupo vão além. Segundo a supervisora de RH do Senac, Adriana Perim Maciel, ao dividir os trabalhos entre os membros de uma equipe, a empresa ganha em agilidade, evita a sobrecarrega em um único profissional, além de dividir as responsabilidades dos resultados.

“O tempo que demoraria para exercer uma tarefa acaba sendo menor. Além disso, outra vantagem é que divide também as dificuldades”, declara Adriana.

Ela lembra que, por outro lado, existem desafios para desenvolver um bom trabalho em equipe. Esses problemas geralmente estão vinculados aos atritos de relacionamentos ocasionados por diversas personalidades. Ela lembra que, por exemplo, um integrante pode aproveitar a divisão de tarefas e ‘encostar’ nos demais profissionais. “O grupo precisa de interação entre as pessoas. Nesse caso, o outro é agente na minha vida”, ressalta.

Um grupo também não pode ter um líder egocêntrico. Ele tende a centralizar as funções, emperrando a distribuição de tarefas. Ela explica que, nesse caso, o primeiro passo é o reconhecimento, ou seja, identificação do problema. “Após identificar essa falha, ele precisa colocar tudo no papel e dividir as tarefas. No dia a dia, o líder precisa aprender a pedir opinião, trocar informações antes das tomadas de decisão”, ressalta.

Alerta

Muitos profissionais tem dificuldade em aceitar novas ideias e isso pode ser a base para conflitos. Nesse momento é primordial que haja diálogo. “O profissional tem de respeitar a ideia do outro”, diz Adriana. Ele não precisa concordar, ressalta, porém, é preciso deixar o colega de trabalho expor suas opiniões e ideias.

Fonte: Jornal O Popular
Tópicos:
visualizações