Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Recessão será profunda e longa, diz agência Fitch

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
19/10/2015 - 07:54

Previsão é de recuo de 3% na economia este ano e mais 1% em 2016; recuperação só em 2017

São Paulo – O Brasil terá uma recessão mais profunda e longa do que se esperava de acordo com Shelly Shetty, chefe de ratings soberanos para a América Latina da agência de classificação de risco Fitch. A afirmação foi feita durante teleconferência para explicar as razões que levaram a agência a rebaixar a nota de crédito do Brasil de BBB para BBB-, último degrau antes de perder o chamado “grau de investimento”, selo de bom pagador. Segundo ela, a economia brasileira vai se retrair 3% este ano e mais 1% em 2016.

“Nossa previsão é de uma retração de 3% para a economia este ano e mais 1% em 2016, com alguma recuperação em 2017. Neste momento é razoável ser cauteloso em relação ao Brasil. O desempenho econômico piorou muito desde abril”, disse Shetty, observando que naquele mês a agência colocou o viés negativo para o País, ainda mantendo a nota BBB.

Segundo a analista da Fitch, o momento econômico é difícil, com maior endividamento público e incerteza política.

Ela acredita que o País terá dificuldades para alcançar as metas fiscais este ano e em 2016. Shetty não citou números, mas a Fitch vem trabalhando com a expectativa de um déficit fiscal de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Segundo ela, as contas do país só começam a se reequilibrar em 2016 e o superávit só aconteceria em 2017.

A Fitch não considera a aprovação da CPMF pelo Congresso, segundo Shetty. Ela disse que ainda existe um alto grau de resistência a este imposto, e por isso, o superávit não viria já em 2016. A Fitch estima que o endividamento do País chegue a 70% do PIB em 2016, avançando ainda em 2017.

A meta do governo para este ano é de um superávit primário de 0,15% do PIB, embora o mercado já admita a possibilidade de uma revisão deste número, diante da queda de arrecadação. Para 2016, a expectatiuva é de um superávit de 0,7% do PIB, considerando que o Congresso aprove a volta da CPMF.

A analista da Fitch explicou que a deterioração da economia brasileira, num ritmo mais forte do que se esperava, a crise política e as dificuldades do governo de aprovar medidas de seu interesse no Congresso pesaram na decisão de rebaixamento da nota brasileira.

Também entrou nesta conta a possibilidade de um impeachment da presidente Dilma Rousseff, embora a agência não considere este cenário base, além das investigações de desvios de recursos da Petrobras. “O ambiente político prejudica as perspectivas macroeconômicas, mas mesmo assim as autoridades brasileiras se esforçaram para fazer um ajuste monetário”, disse Shetty. 

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações