Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mulheres só ganham mais do que homens em três setores

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
20/12/2012 - 10:13

Maior diferença entre salários de homens e mulheres estava nas atividades de saúde e serviços sociais, cuja remuneração delas representava 48,4% da masculina
Dos 20 setores e atividades pesquisados pelo IBGE no Censo de 2010, as mulheres tinham rendimento superior ao dos homens em apenas três: indústria extrativa, construção civil e transporte, além de correio e armazenagem. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (19).

Nesses ramos, elas ganhavam 10,5%, 65,8% e 0,3% mais do que os homens, respectivamente.
Longe das áreas operacionais que pagam salários mais baixos, diz o instituto, a remuneração feminina é mais alta nessas atividades, nas quais podem exercer, por exemplo, cargos como de engenheiras na indústria extrativa ou na construção.

Pelos dados da pesquisa, a maior diferença entre salários de homens e mulheres estava nas atividades de saúde e serviços sociais, cuja remuneração delas representava 48,4% da masculina.

Em seguida, vinham a indústria (elas ganhavam 62,8% do rendimento dos homens), atividades profissionais, técnicas e científicas (63,2%) e atividades financeiras (63,6%).

Em média, as mulheres recebiam 73,8% do salário dos homens. Elas tinham, em 2010, rendimento médio de R$ 1.070, contra R$ 1.451 dos homens.
Em poucos setores, a remuneração delas em relação à masculina ficava acima dessa média. Eram exemplos os setores de gás e eletricidade (89,1%) e artes, cultura e esportes (86,1%).

Fonte: Gazeta do Povo
Tópicos:
visualizações