Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Moody's coloca nota do Brasil em revisão para possível rebaixamento

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
10/12/2015 - 08:59

Se rating for rebaixado, Brasil perde grau de investimento pela agência.
Agência cita complicações no cenário político em sua avaliação.

A agência de classificação de risco Moody's colocou a nota de crédito soberano do Brasil em revisão para um possível rebaixamento. A atual nota do país é Baa3, o último nível dentro do grau de investimento. Segundo a agência, as complicações no cenário político pioram a tendência de crescimento da dívida do país.

 Se ela for mesmo cortada, o país perde o selo de bom pagador por esta agência. Com este anúncio, o Brasil fica mais próximo de perder o grau de investimento por uma segunda agência internacional de classificação de risco.

Em setembro, o Brasil perdeu o grau de investimento na classificação de crédito da Standard and Poor's (S&P). A nota do país foi rebaixada de "BBB-" para "BB+", com perspectiva negativa.

Também nesta quarta, a Moody´s anunciou o terceiro corte no ano da nota da Petrobras. O rating da petroleira foi rebaixado de "Ba2" para "Ba3" - 3 degraus abaixo do grau de investimento. A companhia já tinha perdido o selo de bom pagador pela agência em fevereiro.

Cenário político
A agência apontou que, com o cenário político se complicando, há mais dificuldade para o governo em aprovar medidas do ajuste fiscal e, consequentemente, reverter a tendência crescente de sua dívida.

“A situação política tornou-se cada vez mais complicada”, disse a Moody’sx em comunicado, citando o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

“O início de um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff lança mais dúvidas sobre a perspectiva de cooperação entre o congresso e a presidente para aprovar medidas significativas de consolidação fiscal em 2016”, diz a agência.

Indicadores
Segundo a Moody’s, os indicadores fiscais e econômicos do Brasil continuam se deteriorando, sem sinal de quando irão começar a se recuperar. A piora das condições macroeconômicas do país estão levando a Moody’s a reavaliar se o desempenho fiscal e econômico do Brasil está de acordo com o rating Baa3.

Ainda de acordo com a agência, a possibilidade de uma recuperação econômica e fiscal do Brasil em 2016 parece pouco provável na avaliação da Moody’s.

A Moddy’s afirma esperar que, até a próxima decisão sobre a nota do Brasil, o Congresso aprove o Orçamento de 2016 e algumas medidas relacionadas à receita para conter o déficit fiscal.

“Tomando o Orçamento de 2016 como ponto de partida, nossos analistas irão focar na análise do cenário fiscal e macroeconômico para avaliar a trajetória da dívida pública em diferentes cenários, levando em conta o desenvolvimento do processo de impeachment”, diz a Moody’s.

Em outubro, a agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a nota do Brasil de "BBB" para "BBB-", mas ainda dentro do grau de investimento. A perspectiva foi mantida em negativa, o que significa que o país pode voltar a ser rebaixado em um futuro próximo.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações