Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Ministério Público entra com ação judicial contra 24 réus do BVA

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
03/06/2014 - 13:31

O Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo entrou com uma ação civil pública pedindo a responsabilização de 24 pessoas físicas e empresas pela liquidação extrajudicial do banco BVA. A instituição financeira teve sua liquidação decretada pelo Banco Central em junho do ano passado.

Entre os réus estão José Augusto Ferreira dos Santos, controlador do BVA, Benedito Ivo Lodo Filho, ex-presidente, outros ex-administradores e a empresa de auditoria KPMG.

A ação, que pede uma indenização de R$ 1,9 bilhão, foi apresentada na sexta-feira à tarde pelo promotor Marco Antônio Marcondes Pereira à 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais.

Para fazer a ação, o MP usou como base o relatório da comissão de inquérito do Banco Central. O documento aponta indícios de crimes por parte de ex-executivos e do controlador do BVA, como gestão temerária e fraudulenta e apropriação indébita.

Na ação, o Ministério Público pede o arresto de 19 imóveis da Caoa Participações, empresa que, segundo relatório do Banco Central, comprou 19 imóveis de Lodo dias antes da intervenção no banco. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo Caoa, é um dos principais credores do BVA. O empresário nega a compra.

Procurado pelo Valor, Lodo não concedeu entrevista. Ferreira dos Santos não foi localizado.

A KPMG, que fazia a auditoria das contas do BVA, afirmou que até o momento não foi informada pela Justiça sobre a ação. A empresa disse ter "plena convicção" de que realizou "os trabalhos de auditoria necessários à emissão de pareceres e relatórios".

Fonte: Valor Econômico

Tópicos:
visualizações