Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mercado eleva previsão de inflação pela 5º semana seguida

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
04/02/2013 - 10:12

Analistas de mercado fizeram um leve ajuste na projeção para a inflação neste ano e agora esperam que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) encerre 2012 em 5,68%.

A previsão consta do boletim Focus, divulgado pelo Banco Central semanalmente. Na última edição do relatório, a previsão para o índice de preços usados como referência para as metas de inflação estava em 5,67%.

A elevação desta semana já é a quinta seguida feita pelos analistas. A meta oficial de inflação do governo é de 4,5%, com margem de dois pontos para cima ou para baixo.

A prévia do índice de janeiro, o IPCA-15 (0,88%), ficou acima dos níveis registrados em dezembro e janeiro do ano passado, puxado principalmente por alimentos e bebidas, além de despesas pessoais. O índice fechado do mês será divulgado nesta semana.

As preocupações com os preços neste ano recaem sobre os preços administrados, como a tarifa de ônibus, e o reajuste da gasolina. O governo autorizou na última semana um reajuste de 6,6% no preço do combustível nas refinarias.

A estimativa dos analistas é que o preço final ao consumidor fique próximo entre 4% e 5%. Segundo cálculos da consultoria LCA, o reajuste deve ter um impacto de 0,19 ponto percentual na inflação.

A expectativa, contudo, é que a elevação seja compensada pela queda de 18% na conta de luz anunciada pelo governo. A consultoria calcula que a medida provoque um alívio de 0,65 pontos percentuais na inflação.

CRESCIMENTO

Pela primeira vez em cinco semanas, a projeção para o PIB permaneceu estável em relação ao relatório anterior, em 3,10%.

A perspectiva de crescimento, que há pouco mais de um mês estava em 3,3%, vinha sendo revisada seguidas vezes em meio à desconfiança dos investidores sobre o potencial de recuperação da atividade econômica neste ano.

Os analistas esperam numa retomada da indústria neste ano, mas a recuperação do nível de investimento, essencial para garantir um PIB mais forte, ainda é incerta.

Fonte: Folha.com


Tópicos:
visualizações