Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mercado de trabalho | O que fazer para segurar sua vaga

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
04/01/2016 - 09:13

Em meio à crise, ser pró-ativo, buscar qualificação e observar o atual momento da empresa é fundamental

As previsões para o mercado de trabalho este ano não são nada boas. Diante da incerteza do momento econômico brasileiro, permanecer no emprego pode ser uma boa solução para manter uma vida estável e sem dificuldades. Porém, com as trocas de chefias, transferências, término de projetos e crises, como proceder para continuar efetivo?

A diretora executiva da Agregar Gestão de Pessoas, Maria Célia Franklin, afirma que, em meio a um período de demissões, os gestores buscam por colaboradores pró-ativos. “Em período de recessão, a empresa que enxuga seu quadro de funcionários, primeiramente, vai observar aquele que consegue produzir mais, quem tem positividade e quem poderia auxiliar mais naquele momento”, ressalta.

Em situações como essa, o profissional busca manter-se no mercado de trabalho, pois, se for cortado, não tem certeza se conseguirá retornar com facilidade. Maria Célia explica que o funcionário que consegue perceber que a empresa em que está inserido não apresenta uma perspectiva positiva, deve procurar se destacar em relação aos demais colegas de trabalho.

Mostrar-se pró-ativo, buscar qualificação, como cursos de pós-graduação, MBA, e até mesmo cursos de longa distância, podem acrescentar no currículo e na carreira. O conhecimento exercita o intelecto e faz com que a pessoa esteja aberta às novas ideias e mais propensa a colaborar e acrescentar mais no ambiente de trabalho. “Adquirir conhecimento sempre vai ser um diferencial, pois é o principal fator que distingue um profissional dos demais”, observa Maria Célia.

Alguns setores têm conseguido se sobressair, sentindo-se menos impactados sob o peso da crise. É o caso das indústrias de medicamentos, de cosméticos, segmento da tecnologia da informação e da área da saúde.
Com isso, muitas pessoas que estão fora do mercado buscam oportunidades de emprego onde não se veem capacitadas para tal ocupação. “É preciso descobrir onde está o seu foco. Porém, muita gente sai entregando currículo em qualquer lugar achando que vai se ajudar, mas, na verdade, acontece o oposto”, completa.

Investir

Para os que desejam empreender, é necessário ter muito cuidado. Assim como os que desejam se recolocar no mercado de trabalho, os futuros empreendedores também precisam ter foco e pesquisar bastante antes de tomar alguma decisão. A auto identificação também é essencial para que a pessoa não se equivoque no momento de investir. “Se estamos em recessão, é preciso investir em algo que está dando certo. Nesse momento sempre tem algum segmento que cresce”, orienta Maria Célia.

Fonte: Jornal O Popular

 

Tópicos:
visualizações