Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Malote de carro-forte: Roubo foi planejado desde dezembro

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
29/01/2015 - 09:21

Titular do Grupo Anti-roubo a Bancos (GAB), da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic), Alex Vasconcelos disse ontem que a quadrilha responsável pela tentativa de assalto ao carro forte da empresa Proforte na terça-feira, na Praça C-220, no bairro Jardim América, em Goiânia, planejou a ação desde dezembro do ano passado. No episódio, morreram o líder do grupo, Givaldo Pereira Cruz, e o comparsa Erisvaldo Conceição Santos. Também membro da quadrilha, Antonio Elcio da Silva Cruz, baleado no abdomen, passou por cirurgia no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e passa bem. Os três são originários da Bahia. Outros sete integrantes da quadrilha foram presos e já estão à disposição do Poder Judiciário. A polícia não descarta a possibilidade de outras ramificações.

Givaldo Pereira Cruz, que cumpria pena no sistema penitenciário goiano por roubo e extorsão, estava desde setembro no regime semi-aberto. Mesmo usando uma tornozeleira eletrônica, arregimentou os demais comparsas que já conhecia no mundo do crime. “Ele assaltava desde criança”, comentou o delegado Alex Vasconcelos. Dos dez integrantes identificados, seis são da Bahia, entre elas Erica Soares dos Santos que chegou domingo em Goiânia.

A prisão da parte do grupo que não participou da ação em frente ao banco foi possível a partir de uma denúncia feita por moradores do Jardim Cerrado 7à 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) por meio de uma parceria entre moradores e a Polícia Comunitária. Outros integrantes da quadrilha foram detidos em Goianira.

A quadrilha

Veja quem participava do bando que tentou roubar carro-forte

■ Givaldo Pereira Cruz (BA) - Morto na ação - Tinha passagens por roubo e extorsão. Estava no regime semi-aberto. Usava tornozeleira eletrônica.

■ Erisvaldo Conceição (BA) - Morto na ação

■ Antônio Elcio da Silva Cruz (BA) - Baleado, continua internado no Hugo. Passagens por roubo e receptação.

■ Edson Vieira da Silva (GO) - Passagens por receptação, roubo e extorsão. Usava tornozeleira eletrônica.

■ Feliciano Abade dos Santos (BA) - Passagens por roubo.

■ Luiz Gomes de Lima (BA) - Passagens por tráfico de drogas.

■ Wilson Joaquim Ribeiro Santos (GO) - Passagens por homicídio, roubo a caixa eletrônico, tráfico de drogas e tinha dois mandados de prisão em aberto por roubo. Usava documento falso.

■ Erica Soares dos Santos (BA) - Não tinha passagens anteriores. Chegou em Goiânia no domingo.

■ Jaqueline Gomes Xavier Porto (GO) - Não tinha passagem. Mulher de Edson Vieira da Silva.

■ Eduardo Santana da Silva (GO) - Não tinha passagem.

* Todos foram indiciados por associação criminosa

68676

Grupo diz que foi ao local antes

O grupo contou ao delegado Alex Vasconcelos que fizeram uma reunião na casa alugada em Goianira para planejar a ação. A intenção era cercar o carro forte na segunda-feira, mas a espera pelo veículo na Praça C-220 foi frustrada, por isso a ação foi adiada um dia. A informação confirma o que comentaram comerciantes da região que chegaram a ver alguns dos bandidos rondando o local. Cinco integrantes do grupo estiveram no local da tentativa de assalto, os demais ficaram responsáveis pelo logística. “A intenção não era atacar o carro forte, mas roubar os malotes. De acordo com o planejamento, o armamento que portavam era capaz de executar a ação. Eles só pretendiam render os vigilantes”, afirmou o delegado.

 

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações