Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Levy diz ser "precipitado" falar em mudança na meta de superávit primário

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
24/06/2015 - 09:41

BRASÍLIA (Reuters) - É "precipitado" falar em mudança da meta de superávit primário deste ano, disse nesta terça-feira o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmando que o governo tem tomado medidas em relação aos desafios fiscais imediatos, e também para 2016 e os anos à frente.

"Não conversei com ninguém sobre a redução da meta de superávit primário", disse em entrevista a jornalistas.

Apesar da afirmação, o ministro foi questionado sobre o fato de que um novo alvo fiscal estaria em discussão, conforme relatos recentes de senadores sobre conversas com membros da equipe econômica.

Em resposta, Levy foi vago e disse apenas que o governo tem capacidade de fazer um fiscal bastante significativo e acrescentou que a transparência é um dos elementos mais importantes para a economia.

O alvo fiscal deste ano de 66,3 bilhões de reais, equivalente a 1,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), se mantém como um objetivo difícil de ser alcançado mesmo após uma série de medidas tributárias e de corte de gastos adotados pelo governo.

Em 12 meses encerrados em abril, essa economia de despesa para o pagamento de juros ficou negativa em 0,76 por cento do PIB.

Sobre novas ações para reforçar o caixa e um momento de forte restrição na arrecadação de tributos, Levy informou que o governo estuda a possibilidade de abrir o capital do Instituto de Resseguro do Brasil (IRB).

"Ainda é uma ideia e temos que ver o marco regulatório à frente. Temos que ter receita, mas também trazer dinamismo para diversos setores", comentou.

Em breve avaliação da conjuntura, o titular da Fazenda afirmou que a desaceleração da economia ainda não é decorrente do ajuste fiscal e que alguns riscos previstos no início do ano foram minimizados, citando como exemplo o risco de falta de energia elétrica e de água. Também disse que ficou para traz o risco da dívida da Petrobras.

Fonte: Reuters

Tópicos:
visualizações