Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Juros futuros longos sobem com aumento da inclinação da curva a termo

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
14/04/2014 - 09:55

SÃO PAULO  -  Depois do dia agitado de ontem, na esteira da divulgação da ata do Copom e das declarações do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, o mercado de juros futuros trabalhou em ritmo lento hoje, empurrando as taxas um pouco mais para cima. 

Houve um descompasso evidente tanto no giro de contratos quanto na magnitude da alta entre as taxas longas e curtas. O DI janeiro/2015 subiu um degrau, de 11,05% para 11,07%, em meio a poucos negócios (90 mil contratos transacionados). Mais líquido do dia (250 mil contratos negociados), o contrato para janeiro de 2017 avançou de 12,31% para 12,38%. 

Na prática, as tesourarias trataram de ampliar a inclinação da curva a termo, um sinal evidente de preocupação com a possibilidade de que o BC deixe de apertar o torniquete monetário mesmo sem um arrefecimento expressivo da inflação corrente e das expectativas. O diferencial entre DI janeiro/15 e DI/janeiro 2017 subiu de 1,25 ponto no início desta semana para 1,33 ponto.

(Antonio Perez )

Fonte: Valor


Tópicos:
visualizações