Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

João Batista Brito Pereira é eleito novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
08/12/2017 - 08:37

Ministro do tribunal desde 2000, Brito Pereira substituirá Ives Gandra Filho. Formado em Brasília, novo presidente da Corte é professor de direito do trabalho. Posse será em fevereiro de 2018.

O ministro João Batista Brito Pereira foi eleito nesta quinta-feira (7) novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ele comandará a Corte até 2020.

Ministro do tribunal desde 2000, Brito Pereira substituirá no cargo Ives Gandra Filho e, segundo a assessoria do TST, a posse será em 26 fevereiro de 2018.

Também foram eleitos nesta quinta o novo vice-presidente da Corte, Renato de Lacerda Paiva, atual corregedor-geral da Justiça do Trabalho; e o novo corregedor-geral, ministro Lelio Bentes Corrêa.

Mais cedo, nesta quinta, também foi eleito o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux.

Perfil

Segundo o TST, o próximo presidente integra a Corte desde maio de 2000 e ocupa a vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho.

Nascido em Sucupira do Norte (MA), em 4 setembro de 1952, Brito Pereira ocupou, entre 2014 e 2016, o cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

O ministro tem pós-graduação em direito público e é professor de direito do trabalho e de direito processual do trabalho.

Advogado especializado na área trabalhista, Brito Bereira entrou no Ministério Público do Trabalho em maio de 1988, onde exerceu, por exemplo, o cargo de subprocurador-geral do Trabalho (entre 1989 até 2000), quando foi nomeado para o TST.

Desde 2004, o ministro preside a Quinta Turma do TST e ele já integrou o Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações