Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Itaú tem novo vice-presidente da área de risco

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
30/01/2013 - 12:02

Em meio à perspectiva de saída do vice-presidente executivo Sérgio Werlang, o Itaú Unibanco promoverá mudanças nas áreas de controles de riscos e financeiro do banco, que estavam sob seu comando. Eduardo Vassimon, que já teve passagens pelo banco e pelo Itaú BBA, será o novo vice-presidente da área de controle de risco da instituição.

Werlang deve deixar a instituição ainda nesta semana, segundo uma fonte do mercado.

Além disso, a área de finanças passará a ser coordenada separadamente. Caio Ibrahim David, diretor-executivo de finanças do banco, que até então respondia a Werlang, deve passar a responder diretamente ao presidente da instituição, Roberto Setubal.

Uma curiosidade do currículo de Vassimon: ele integrava, até dezembro passado, um comitê gestor do Santos Futebol Clube composto por executivos do setor financeiro. No fim de 2012, após três anos de atividade junto à diretoria, ele solicitou seu desligamento por motivos pessoais. "Para mim, foi uma satisfação trabalhar em prol do Santos durante esse período, sob a liderança do presidente Luis Alvaro e do vice-presidente Odílio", afirmou Vassimon, em nota oficial do clube. "Nesse intervalo de tempo, o clube conquistou seis títulos, registrou avanços em seu modelo de gestão, aumentou vigorosamente sua receita, repactuou suas dívidas e viu crescer de forma significativa a sua torcida."

O Itaú vinha sendo muito questionado por analistas do mercado a respeito da piora da inadimplência, o que estaria atrelado à área de risco. No terceiro trimestre de 2012, a instituição reportou um lucro líquido contábil de R$ 3,372 bilhões, o que representou uma queda de 11,4%, na comparação com igual período de 2011. Empréstimos feitos a maus pagadores, ganhos menores com as operações de crédito e poucos desembolsos novos levaram o resultado do banco a cair.

Com o objetivo de cobrir as perdas com inadimplência, o banco reservou R$ 5,94 bilhões para as provisões com devedores duvidosos no terceiro trimestre de 2012, volume 19,5% maior em relação a igual período de 2011. Essa despesa contribuiu para reduzir o resultado do Itaú. O índice de inadimplência ficou em 5,1%, alta de 0,4 ponto percentual ante o terceiro trimestre de 2011.

A carteira de veículos foi um dos principais motivos do aumento dos calotes no Itaú Unibanco. Em relatório para investidores, o banco explicou que no ano passado promoveu uma redução da participação da carteira de veículos no mix de crédito. O banco divulgará os resultados referentes ao quarto trimestre no próximo dia 5.

Fonte: Valor Econômico


Tópicos:
visualizações