As marcas dos bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil são as mais valiosas do Brasil, segundo o ranking divulgado ontem pela Interbrand. O ranking é composto de 25 marcas brasileiras.
Entre as cinco maiores empresas listadas no estudo, constam também Petrobras e a cerveja Skol, fabricada pela Ambev. Estas duas marcas e as dos três bancos concentram 71,8% do valor consolidado de R$ 95,9 bilhões entre todas as 25 marcas citadas no estudo.
Comparado com o ranking do ano anterior, a maioria das marcas teve valorização em 2012. Entre os maiores percentuais de crescimento estão duas marcas do setor varejista. A Hering, teve valorização de 86% sobre o ano anterior, atingindo R$ 389 milhões no valor de sua marca. E o valor da Casas Bahia aumentou 57%, para R$ 701 milhões. Em terceiro lugar ficou a Cielo, de pagamentos eletrônicos, que teve aumento de 44% no valor de sua marca, para R$ 868 milhões.
Entre as marcas brasileiras contempladas no ranking, o banco Banrisul teve maior perda de valor. Em um ano, registrou queda de 32%, para R$ 340 milhões.
A empresa de software Totvs e a rede varejista Magazine Luiza integraram o ranking deste ano pela primeira vez. Segundo a Interbrand, a entrada de marcas dos segmentos de tecnologia e varejo aponta para uma tendência de mudança do mercado brasileiro, que anteriormente era dominando por empresas de commodities e serviços financeiros.
Na análise, a consultoria considera resultados financeiros, influência da marca e capacidade da marca de garantir a demanda e os ganhos ao longo do tempo.
Fonte: Valor Econômico