Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Infraestrutura: Bancos devem criar consórcio para financiar concessões

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
28/08/2013 - 10:15

Dentro de 15 dias, será apresentado ao governo projeto de sindicato de bancos para financiamentos

Mantega quer atrair financiamentos de bancos privados

São Paulo - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu ontem com representantes dos principais bancos do País para tentar atrair as instituições financeiras privadas para o financiamento das concessões de infraestrutura do governo federal. Segundo o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antonio Henrique Silveira, dentro de 15 dias os bancos vão apresentar ao Ministério da Fazenda uma estrutura para formação de um sindicato de bancos para financiar o programa de infraestrutura, bem como as exigências para a concessão do crédito.

Segundo Silveira, a figura dos consórcios existe em outros países e no Brasil, mas um sindicato amplo como esse, que envolve bancos privados e públicos, é inédito. “A função do sindicato é diversificar os riscos para todos os bancos que fizerem parte do consórcio de acordo com a participação de cada instituição”, disse.

Detalhes

Os bancos privados, segundo fontes que participaram do encontro, aguardam mais detalhes do fundo proposto pelo governo que vai garantir parte dos riscos dos empréstimos feitos às empresas que participarem de concessões. Os banqueiros se mostraram, conforme as mesmas fontes, interessados em participar do financiamento ao investimento em infraestrutura, mas querem ter mais detalhes da operacionalização do Fundo Garantidor de Infraestrutura (FGIE), que foi anunciado no encontro. O FGIE teria R$ 11 bilhões em recursos e ajudaria a reduzir parte dos riscos nos empréstimos.

De acordo com o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, a reunião com o ministro Mantega foi positiva. “Vamos trabalhar para o objetivo de estruturar um consórcio de bancos públicos e privados, pois o País precisa se modernizar, se tornar mais eficiente e competitivo, para poder crescer”, disse o executivo, em nota. Segundo Trabuco, as concessões são uma oportunidade para o Brasil se diferenciar do mundo, que hoje passa por um processo de ajuste e de transição.

O presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, afirmou que o banco está comprometido com a agenda de investimentos em infraestrutura. O executivo classificou a reunião como “construtiva”.

Fonte: Jornal  O Popular


Tópicos:
visualizações