Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

IGP-M mostra deflação no início de junho, diz FGV

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
10/06/2014 - 09:22

No ano, o indicador acumula alta de 2,56% e, em 12 meses, de 6,35%.
Preços no atacado influenciaram resultado do IGP-M.

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos de locação, seguiu a tendência de maio e registrou queda de 0,64%. Em relação ao mesmo período de maio, a variação foi de 0,06%. No ano, o indicador acumula alta de 2,56% e, em 12 meses, de 6,35%.
Os números foram divulgados nesta terça-feira (10) pela Fundação Getulio vargas (FGV).
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que calcula os preços no atacado e tem o maior peso sobre o IGP-M, registrou variação negativa de 1,32% na primeira semana de junho. No mesmo período do mês de maio, o índice variou -0,28%.
Com peso menor, mas também usado para calcular o IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,14% na primeira prévia de junho, depois de avançar 0,64%. A maioria das classes de despesa apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, com a maior contribuição partindo do grupo alimentação (de 0,73% para -0,26%).
Também foi divulgado o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que integra o cálculo do IGP-M. Na primeira semana de junho, a taxa de variação de 1,91%, acima do resultado do mês anterior, de 0,92%.  
Fonte: G1   
Tópicos:
visualizações