Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

IGP-M acelera alta a 1,89% em outubro com destaque para matérias-primas e transportes

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
29/10/2015 - 09:02

SÃO PAULO, 29 Out (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 1,89% em outubro após avançar 0,95% em setembro, sob a pressão principalmente da alta dos preços no atacado, com destaque para as matérias-primas brutas.

A expectativa em pesquisa da agência de notícias Reuters era de avanço de 1,94%, segundo a mediana das projeções.

De acordo com os números da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados nesta quinta-feira (29), o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, registrou alta de 2,63% em outubro, sobre 1,3% no mês anterior.

Só os preços das matérias-primas brutas tiveram alta de 4,47% este mês, contra 2,26% em setembro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, avançou 0,64%, sobre 0,32% no mês anterior.

O grupo Transportes foi o destaque, com a alta acelerando a 1,43% sobre 0,2%, pressionado por tarifa de ônibus urbano, que subiu 2,47%.

Por sua vez o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,27% neste mês, contra elevação de 0,22% em setembro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Fonte: UOL

Tópicos:
visualizações