Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Greve dos bancos faz INSS adiar prova de vida

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
20/10/2015 - 08:18

Paralisação não tem previsão de término

Rio - Com a greve dos bancos, que completa hoje três semanas, o INSS decidiu prorrogar o prazo para os segurados que ainda têm de fazer a comprovação de vida e renovação de senha este mês nas agências bancárias. O instituto informou ainda que o benefício de quem não atualizou os dados não será bloqueado, mas lembrou que aposentados e pensionistas devem formalizar o procedimento assim que a paralisação terminar.

A comprovação de vida passou a ser feita após o recadastramento realizado no ano passado. A prova é um recurso do governo para evitar fraudes no pagamento de benefícios previdenciários ou assistenciais. O procedimento deve ser feito na data de aniversário do benefício.

 

A greve dos bancos completa hoje três semanas e prejudica clientes que não possuem cartão e dependem de atendimento na boca do caixa

Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Com o fim da greve dos bancos, aposentados e pensionistas devem ir à sua agência bancária e apresentar documento com foto, como carteira de identidade, de habilitação ou de trabalho para provar que são os próprios beneficiários. Pelo procedimento comum, durante o funcionamento normal dos bancos, se o segurado não fizer a prova de vida, o INSS bloqueia automaticamente o pagamento.

O instituto alerta ainda que, ao término da paralisação dos bancários, quem não puder ir ao banco por motivos de doença, a comprovação pode ser feita por procurador cadastrado no INSS. No caso dos aposentados e pensionistas que não moram no país, o procedimento também tem como ser feito por meio de um procurador cadastrado no instituto ou com documento de prova de vida emitido pelo consulado brasileiro.

Bancários decidem nova estratégia

Diante do impasse nas negociações com os bancos, os bancários vão se reunir na próxima quinta-feira para decidir novas estratégias para a greve que começou no último dia 6 em todo o país. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Roberto Von der Osten, não há previsão para a greve acabar, enquanto nova proposta não for apresentada pelos patrões.

“Vamos mudar radicalmente a estratégia. Vamos fazer nova avaliação do movimento. Até agora, os bancos não nos apresentaram proposta digna, diante dos altos lucros que o setor tem”, declarou.

A categoria decidiu pela paralisação após a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferecer 5,5% de correção e abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 16%, que inclui reposição da inflação mais 5,7% de aumento real.

Roberto Osten admitiu que a greve já está impactando de maneira mais expressiva o setor do comércio, mas não deu previsão para o fim do movimento. “A culpa é dos bancos. Já há reflexos na sociedade, com reclamações do comércio, que está com problema de trocos, entre outras situações”, disse. Segundo a confederação, já são 12.496 agências e 33 prédios administrativos paralisados em todo o país.

Presidente do Sindicato dos Bancários do Município do Rio, Adriana Nalesso informou que 474 agências da cidade estão paralisadas, a maior parte no Centro. “Essas unidades estão sem atendimento. Só os caixas eletrônicos funcionam”, afirmou. Nesta terça-feira, a entidade promove ato na Cinelândia apresentando à sociedade a pauta de reivindicações da categoria.

Como sacar os benefícios

Durante a greve dos bancos, os aposentados e pensionistas do INSS com cartão poderão sacar os benefícios nos caixas eletrônicos de agências bancárias ou instalados em outros locais.

Os beneficiários que recebem pela Caixa Econômica Federal também podem retirar os benefícios em casas lotéricas.

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os limites de saques noturnos são de R$ 300.

Fonte: IG

 

Tópicos:
visualizações