Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Governo estuda cobrar consumidor por perdas das hidrelétricas

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
14/07/2015 - 09:47

Informação foi dada nesta segunda-feira (13) pelo ministro Eduardo Braga.
Proposta que ainda será discutida valeria para déficit acima de 10%.

O consumidor pode ter que arcar com o déficit na produção de usinas hidrelétricas quando ele for maior que 10%. A informação foi dada a jornalistas nesta segunda-feira (13) pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

A solução será apresentada pelo governo federal para o déficit de geração hídrelétrica, de acordo com o ministro. Braga disse ainda que espera concluir as negociações com os agentes do setor elétrico sobre o assunto na próxima semana.

Em junho, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, estimou que o déficit financeiro das hidrelétricas devido à seca terá impacto ainda maior no segundo semestre em função da estratégia adotada pelas empresas para distribuir a energia comercializada ao longo do ano.

O executivo indicou que o resultado da alocação de energia feita pelas empresas, um processo chamado de "sazonalização", faz com que a diferença entre a geração e os contratos de venda das usinas fique maior na segunda metade do ano, período em que o nível dos reservatórios tende a uma trajetória de retração.

Para cumprir com os compromissos, as geradoras precisam contratar energia mais cara no mercado de curto prazo.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações