Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Focus: Mercado reduz projeção do PIB a 0,20% em 2014

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
11/11/2014 - 09:24

Brasília - Com o anúncio de reajuste de 3% do preço da gasolina, a surpresa com a alta dos juros, a elevação do dólar e o IPCA (índice oficial de inflação do País) de outubro abaixo das expectativas, o mercado financeiro fez fortes ajustes nas projeções apresentadas no relatório semanal Focus, divulgado ontem pelo Banco Central (BC).

O Produto Interno Bruto (PIB) crescerá apenas 0,20% neste ano, segundo avaliação de quase uma centena de analistas do mercado financeiro ouvida pelo BC. Um mês atrás, espera-se 0,28%. Até a expectativa de recuperação da economia em 2015 foi reduzida, de 1% para 0,8%, entre a semana passada e ontem.

Outra mudança registrada no Focus desta semana foi o comportamento dos juros. A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de subir os juros de 11% para 11,25% ao ano surpreendeu - o relatório do BC só contava com essa taxa em janeiro. Agora, os analistas preveem dois novos aumentos de mais 0,25 ponto porcentual nas reunião de dezembro e de janeiro, quando a Selic deve chegar a 11,75% ao ano. Apesar dessa antecipação, o juro não deve passar de 12% no próximo ano.

Fonte: Jornal O Popular
Tópicos:
visualizações