Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Ex-dono do Banco Espírito Santo pede falência

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
10/10/2014 - 10:13

O Espírito Santo Financial Group (ESFG), parte de um império familiar português que vem se desfazendo na esteira de empréstimos mal-sucedidos, foi forçado a pedir falência depois que um tribunal rejeitou um pedido de proteção contra credores.

A decisão do conselho segue uma decisão de um tribunal de Luxemburgo, de 3 de outubro, que indeferiu o pedido de proteção feito em julho, diz comunicado da ESFG. Embora o Banco Espírito Santo SA, que tinha parte do controle nas mãos do grupo, tenha recebido 4,9 bilhões de euros em resgate pelo Banco Central de Portugal em agosto, o tribunal considerou a reestruturação do ESFG como "impossível".

O grupo foi forçado a procurar a proteção contra credores - juntando-se a outras empresas do grupo, como a Espírito Santo International e a Rioforte - depois de não conseguir pagar o serviço da dívida, após a divulgação de perdas em empréstimos feitos pela holding. O Banco Espírito Santo, que já foi o maior banco de Portugal em valor de mercado, foi socorrido em 3 de agosto - o banco central transferiu operações de captação de depósitos e a maioria dos ativos para uma nova empresa, chamada Novo Banco SA.

O ESFG espera que o tribunal considere um pedido de falência e nomeie um ou mais liquidantes em uma audiência amanhã.

A empresa faz parte da holding familiar Espírito Santo, cujas raízes remontam a 1869. Membros da família saíram da lista das 25 pessoas mais ricas de Portugal.

Sem dinheiro

A Espírito Santo International é dona da Rioforte, que controla 100% do Espírito Santo Irmãos SGPS. Essa empresa possui 49% da ESFG, que detinha a participação no banco.

Depois da operação de resgate, o Fundo de Resolução do Banco de Portugal detém o Novo Banco e o auxílio deve ser reembolsado por uma eventual venda. Credores não preferenciais ficaram com o banco antigo, que não receberá dinheiro do Estado, até que seja fechado.

O tribunal rejeitou a opção de uma reestruturação da ESFG devido às medidas aplicadas pelo Banco de Portugal para o Banco Espírito Santo e a venda da participação da ESFG na seguradora Companhia de Seguros Tranquilidade. Em 16 de setembro, o Novo Banco anunciou a venda da parcela da seguradora para o fundo de private equity Apollo Global Management, por um preço não revelado.

Reguladores suíços também começaram um processo de falência contra o Banque Privée Espírito Santo, enquanto o ES Bankers (Dubai) congelou depósitos, atribuindo a decisão ao fracasso do Banque Privée em pagar dívidas. Tanto o banco suíço quantoo de Dubai são de propriedade da ESFG.

O tribunal de Luxemburgo ainda não tomou uma decisão sobre os pedidos de proteção contra credores feitos pela Espírito Santo International e a Rioforte, de acordo com a ESFG.

 

Fonte: Valor Econômico

Tópicos:
visualizações