São Paulo – Para conter a queda na procura pelo dólar, que já chega a 30% de acordo com casas de câmbio, as corretoras vêm apostando em uma combinação de descontos na cotação e serviços ao cliente. A missão é complicada: só na semana passada, o dólar turismo teve alta de 5,14%, vendido a R$ 4,09 em São Paulo, segundo o serviço de informações financeiras CMA.
Na região da rua Boa Vista, no centro da capital paulista, que tradicionalmente abriga bancos, corretoras e agências de viagens, a baixa demanda era visível na sexta-feira. Os poucos compradores negociavam pequenas vantagens com operadores, disputando cada centavo da cotação.
Com dificuldade de anunciar reduções agressivas, a estratégia das empresas se voltou para a melhoria de serviços. Ainda assim, o custo mais baixo continua sendo o fiel da balança para fechar negócio.
A elevação nos custos do dólar também desacelerou o ritmo de procura por viagens internacionais. Para continuar vendendo, algumas operadoras de turismo decidiram congelar a cotação da moeda norte-americana.
Fonte: Jornal O Popular