Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Desenvolvimento profissional: Saiba escolher o curso à distância

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
28/04/2014 - 09:16

Aluno deve procurar escola que dê bons resultados, além de avaliar bem o seu tempo disponível

A internet está se consolidando também como uma importante ferramenta para o aprendizado e desenvolvimento profissional. Hoje, a oferta de cursos à distância é cada vai mais variada e qualificada, com muitas opções para profissionais aprimorarem conhecimento ou adquirirem uma formação nova. Mas, nesta modalidade de ensino, além de escolher um curso que ofereça bons resultados, o aluno deve ter em mente que ele é o grande protagonista de seu sucesso.

O professor Leonardo Moraes, diretor de Pós-Graduação e Pesquisa do Ipog e doutorando em Educação, lembra que um curso presencial não é garantia de melhor opção que a educação à distância (EAD). Segundo ele, a análise que precisa ser feita é o que a pessoa espera de um curso e que tempo tem disponível para faze-lo da melhor forma possível. Porém, o mais importante é ter a consciência de que deve haver uma mudança na cultura de estudos à distância.

Isso porque a pessoa passa a ser a protagonista de seu desenvolvimento pessoal. “Num curso on-line, a pessoa não vai ficar esperando só do professor, ela mesma terá de correr atrás do conhecimento que procura, monitorando a si própria, com disciplina”, explica o professor. Nos cursos presenciais, geralmente há um acompanhamento e até uma cobrança próxima de professores.

Horários

Com a maior flexibilidade de estudos na EAD, o aluno precisará definir seu horário de estudos e cumpri-lo com disciplina. “Ninguém estará na cola dele, por isso o sucesso na aprendizagem dependerá muito de seu protagonismo nesse processo”, alerta Leonardo.

O professor adverte que a escola escolhida também deverá ter uma boa estrutura, um sistema robusto de Tecnologia de Informação (TI), um sistema eficiente de monitoramento para tirar as dúvidas dos alunos e horários de aulas ao vivo, com a realização de chats, por exemplo. Vale lembrar que as avaliações devem ser presenciais, realizadas no pólo físico da escola.

Portanto, na hora de escolher um curso, o aluno deve verificar onde fica essa estrutura física na sua cidade, mesmo que a sede fique em outro Estado. Em caso de cidades pequenas, esse pólo deve ficar num município próximo. A instituição também deve ter credenciamento no Ministério da Educação (MEC) e cumprir a carga horária determinada, sendo o curso presencial ou à distância. Para o professor Leonardo, isso é uma demanda que não pode ser ignorada, pois o EAD cresce 100% ao ano. Segundo a especialista em gestão do conhecimento da Didáctica, Daniela Luiz, o curso deve possuir metodologia e tecnologia adequadas.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações