Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Correção de poupança: Bancos recorrerão de decisão do STJ

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
23/05/2014 - 09:10

Os bancos estão se preparando para recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de quarta-feira que favorece os poupadores em ações sobre perdas no rendimento da poupança com os planos econômicos. Eles vão contar com o apoio do Banco Central, que vai aderir ao recurso dos bancos na figura jurídica de “amicus curiae” (amigo da corte), como fez no processo já julgado pelo STJ.

A Corte Especial do tribunal decidiu que os juros de mora sobre as ações coletivas devem ser contados a partir da citação da ação coletiva - no caso dos planos econômicos, na década de 1990. O resultado favorece entidades de defesa dos direitos do consumidor, como Idec, que entrou com as ações que resultaram no julgamento.

Os bancos defendem que a incidência dos juros de mora - espécie de penalidade pela demora no pagamento de créditos - deve começar depois, a partir da execução individual da condenação. No caso específico julgado, a partir de 2009.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos vão recorrer da decisão por meio de embargos de declaração, e também devem apresentar recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A União estuda uma manobra jurídica no STF. Pode apelar para decisão recente do tribunal de que a proposição de ação por entidade associativa só pode ocorrer com a autorização expressa dos associados, por meio de ato individual ou assembleia geral. Na visão de técnicos do governo, essa decisão do Supremo poderia invalidar a ação do Idec.

Fonte: Jornal O Popular

 

Tópicos:
visualizações