Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Confiança do consumidor tem nova mínima recorde, mostra FGV

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
24/09/2015 - 11:20

PIB em baixa, desemprego e inflação impulsionam queda do indicador.
Só 3% acham que a situação econômica atual é boa.

A confiança do consumidor voltou a cair em setembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O recuo, de 5,3%, levou o indicador a registrar uma nova mínima recorde, a 76,3 pontos. Foi o terceiro mês seguido em que o índice renovou a mínima histórica.

De acordo com a coordenadora da sondagem, Viviane Bittencourt, a queda do indicador é resultado do enfraquecimento da atividade econômica, com reflexo crescente no mercado de trabalho, aceleração da inflação e aumento da incerteza.

"Para mudar esse cenário será necessária uma sucessão de boas notícias no front econômico e da atenuação das tensões no ambiente político”, diz a especialista em nota.

Situação atual e expectativas
A satisfação dos consumidores com a situação atual recuou 6% na comparação com agosto, atingindo novo patamar mínimo histórico pela sexta vez este ano. Segundo a FGV, apenas 3% dos consumidores afirma que a situação econômica está boa. Já outros 85,2% dizem que está ruim.

O indicador de expectativas do consumidor também teve forte queda na passagem de agosto para setembro, de 5,4%. Apenas 9,3% dos consumidores brasileiros preveem comprar mais nos próximos seis meses; enquanto 46,5% dizem que as compras serão menores que as realizadas nos seis meses anteriores.

Fonte: G1

 

Tópicos:
visualizações