Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Cenário de alta leva a corte de gastos

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
23/07/2015 - 07:55

São Paulo - A alta da inflação e a piora da situação econômica do país estão fazendo o brasileiro gastar menos e economizar mais em 2015. Essa é uma das conclusões da 3ª onda da pesquisa trimestral realizada pela Associação Nacional das Instituições de Crédito (Acrefi) em parceria com a TNS Brasil, e divulgada ontem. Pelos dados do levantamento, que ouviu mais de mil pessoas em todo o país entre 2 e 13 de julho, 84% dos consumidores pretendem mudar o padrão de consumo e evitar novos financiamentos temendo mais aumento de juros e desemprego. Para 92% dos entrevistados, a inflação é responsável pelo maior impacto na sua decisão de diminuir o consumo. Entre os cortes, 83% disseram que vão reduzir gastos com lazer, seguido de vestuário (76%), transporte (46%) e saúde (40%).

“ Estamos em um momento de crise aguda. O consumidor está mais preocupado em reduzir gastos para se ajustar a um orçamento menor”, explica Nicola Tingas, economista-chefe da Acrefi, lembrando que muitas famílias estão perdendo capacidade consumo por conta de um dos membros ter ficado desempregado.

Segundo ele, o ambiente econômico e político piorou muito desde a última pesquisa de abril, com os índices de confiança declinando ainda mais, o que posterga a expectativa de recuperação da economia. A pesquisa confirma essa incerteza: 33% dos consumidores não sabem quando o país terá uma melhora, e apenas 5% acredita em uma situação um pouco melhor a partir deste segundo semestre do ano. Já 36%, acreditam que o país comece uma recuperação em 2016, e 17% somente em 2018.

“Há muita incerteza com relação ao futuro da economia e os desdobramentos dessa crise”, diz ele. Com relação a manutenção dos níveis de emprego, 86% dos entrevistados disseram que o desemprego deve aumentar nos próximos meses; outros 38% estão inseguros quanto a permanência no atual trabalho.

Responsáveis

Também houve um aumento considerável no percentual de pessoas que acreditam que a crise financeira do país vai piorar: em abril, 66% apontavam a situação como ruim ou péssima, percentual que subiu para 71% em julho.

Quando questionados sobre quem são os responsáveis pela atual situação de dificuldade do país, 72% dos consumidores apontaram o governo federal, 61% o Congresso Nacional e 25% o setor privado.

Fonte: Jornal O Popular

 

Tópicos:
visualizações